Dicas para armazenar alimentos de maneira correta e se adequar às exigências sanitárias

Capa 2

O armazenamento de alimentos exige alguns cuidados específicos, diferente de outras mercadorias. Quando o assunto é comida, a logística deve realizar uma série de métodos para assegurar a qualidade dos produtos.

Segundo a legislação nacional, todas as indústrias desse setor são obrigadas a seguir normas relacionadas às condições sanitárias para manipulação e processamento de alimentos. Caso contrário, podem sofrer diversos prejuízos, como multas e penalidades, além da má reputação no mercado.

Acompanhe o texto e descubra como armazenar itens perecíveis da maneira correta e conheça a solução Tecnotri para as empresas do segmento alimentício.

Como armazenar os alimentos da maneira correta?

Confira algumas dicas para armazenar itens perecíveis de forma adequada:

Conheça as características dos produtos

Embora existam algumas similaridades no armazenamento dos alimentos, eles não são iguais. Portanto, obtenha conhecimentos sobre as particularidades dos produtos, para armazená-los da forma correta.

Para você ter uma ideia, as frutas e as hortaliças, por exemplo, devem ser colocadas em compartimentos resfriados e não congelados. Já as carnes exigem temperatura próxima a zero. Cada tipo de alimento apresenta uma maneira diferente de estocagem.

Faça o empilhamento correto

A umidade do ar também influencia na conservação dos alimentos. Portanto, optar por um sistema de empilhamento que favoreça a circulação de ar no ambiente é muito importante. Caso contrário, os produtos podem estragar antes do tempo.

Mantenha o ambiente limpo

A limpeza é um ponto crucial. Para facilitar a manutenção da higiene, defina cronogramas que visam fazer o descongelamento e a limpeza do local. Lembre-se também dos difusores de ar e outros equipamentos do estabelecimento.

Utilize uniformes adequados

Outro ponto de suma importância é a roupa dos colaboradores. Os uniformes adequados para executar o serviço incluem avental branco, jaleco branco, luvas, touca, sapatos ou botas de borracha e japonas para proteção. Informe-se sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insira-os na rotina dos funcionários.

Invista em contentores plásticos

Produtos fabricados em plástico rotomoldado, como os contentores bins da Tecnotri, são ideais para a indústria alimentícia. Além de leves e resistentes, apresentam fácil manuseio e higienização. Assim, proporcionam maior segurança às operações, o que reduz acidentes de trabalho e gastos com manutenções.

Sinônimos de higiene, os contentores plásticos permitem o contato in natura com os alimentos, evitando contaminações. Desenvolvidos especialmente para atender às normas da ANVISA, HACCP, FDA e BFP.

Fique por dentro das novidades Tecnotri

Acompanhe o blog e confira outras dicas e informações para facilitar a logística da sua indústria e se manter adequado às leis sanitárias.

O que você achou deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.