Conheça a certificação ISO 14000 e saiba por que conquistá-la

ISO 14000

Cada vez mais em pauta, a preservação ambiental já é assunto recorrente entre as empresas. Pode parecer uma tarefa difícil fundir sustentabilidade e crescimento econômico. No entanto, essa decisão tem sido adotada por inúmeras organizações, já que o planeta exige ações conscientes voltadas ao meio ambiente.

Uma das maneiras de adequar a esse universo é implementar a ISO 14000, que consiste em uma série de normas relacionadas à gestão ambiental. Continue a leitura e descubra o que é essa certificação, como e por que conquistá-la.

O que é a certificação ISO 14000?

A ISO 14000 é uma certificação que abrange diversas normas, as quais também podem ser denominadas como Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Com ela, é possível garantir maior preservação ambiental e reduzir problemas que a produção poderia trazer à sociedade.

Dentre as principais normas que a certificação prevê, estão:

  • – ISO 14001: é a mais conhecida entre todas as subnormas, define as exigências para implementar os SGAs e receber a certificação.
  • – ISO 14004: fornece um suporte para a gestão ambiental e a implementação do SGA.
  • – ISO 14010: relacionada às auditorias ambientais, realizadas por terceiros para garantir que a empresa está cumprindo as normas do SGA.
  • – ISO 14020: aborda a rotulagem das embalagens, para garantir que o consumidor tenha as informações necessárias na hora de optar por itens que ajudem a preservação ambiental.
  • – ISO 14031: determina as diretrizes de monitoramento e análise do desempenho ambiental da empresa.
  • – ISO 14040: voltada para os princípios e os procedimentos necessários para a Avaliação do Ciclo de Vida do Produto (ACV).
  • – Guia ISO 64: orienta as empresas que desejam reduzir o impacto ambiental quando produzirem um produto.

Por que conquistar a certificação ISO 14000?

Implementar as normas definidas pela ISO 14000 na sua empresa pode trazer diversas vantagens para o seu negócio, como:

Credibilidade no mercado

Ao ter essa certificação, a sua organização ganha visibilidade positiva, já que ela demonstra que o seu negócio se preocupa com as gerações futuras e o meio em que vivemos.

Redução de custos

Você pode pensar que, ao ter que implementar diferentes normas, terá mais gastos. No entanto, as normas da ISO 14000 torna os processos mais ágeis e eficientes, utilizando apenas os recursos necessários e de maneira adequada.

Conformidades legais

Empresas de alguns segmentos são obrigadas a estar de acordo com leis ambientais. Sendo assim, a certificação auxilia às corporações que necessitam seguir os requisitos legais voltados à preservação ambiental.

Possibilidade de exportação

A certificação também ajuda as empresas a entrarem para o ramo de exportação. Em alguns casos, ela é determinante.

Como conquistar a certificação ISO 14000?

Existem algumas orientações que podem ajudar a sua empresa a implementar as normas e conquistar a certificação. Confira algumas dicas:

Avalie o impacto da ISO 14000 no seu negócio

Entenda qual será o objetivo de implementar esse projeto. Você deseja melhorar a reputação da marca, reduzir custos ou tornar a empresa mais sustentável? É importante avaliar todos os fatores para tornar os processos mais simples e focados.

Crie uma equipe específica para implementar as normas

Defina um time responsável por implementar os novos processos. Colaboradores que demonstram interesse por mudanças sustentáveis podem fazer toda a diferença no projeto.

Busque por soluções inovadoras

Investir em tecnologias e produtos mais eficientes para tornar as operações mais sustentáveis e efetivas é fundamental para conquistar a certificação ISO 14000.

Conte com a Tecnotri para conquistar a ISO 14000

Com materiais de alta qualidade e tecnologia de ponta, desenvolvemos produtos plásticos rotomoldados e sustentáveis para aumentar a segurança, a produtividade e a eficiência das empresas nos mais diferentes setores. 

Os nossos pallets de contenção, também chamados de bacias de contenção, por exemplo, impedem que o derramamento de líquidos químicos e inflamáveis contaminem o ambiente e as pessoas. Isso garante muito mais proteção para o manuseio dos materiais, atendendo às diretrizes da ISO 14001, uma das normas da ISO 14000.

Clique aqui para conferir mais detalhes dos nossos produtos e torne o seu negócio mais sustentável para conquistar a certificação.

O que você achou deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.