O que é IBC e qual é a sua importância contra vazamentos?

IBC

Os vazamentos de produtos químicos podem trazer graves consequências, tanto para as pessoas que manuseiam esse tipo de carga, quanto para o meio ambiente. Com isso, a legislação tem monitorado cada vez mais as empresas a respeito do controle de seus processos, a fim de evitar o risco desses acidentes.

Para isso, são feitos treinamentos, inclusão de procedimentos mais seguros e investimento em produtos adequados para atividades de risco. Entre eles, o container IBC, o assunto do artigo de hoje. Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o tema.

Antes, confira os cuidados com o vazamento de produtos químicos

É necessário criar medidas de controle para reduzir os riscos de vazamentos de itens perigosos. As inspeções devem ser feitas regularmente, o processo de manuseio precisa ser rigidamente verificado e, se possível, automatizado.

Geralmente, os casos de acidentes envolvendo esse tipo de mercadoria acontecem no transporte, já que neste momento existem variáveis que não podem ser controladas pela empresa, como o trânsito.

Assim, é possível organizar ações para aumentar a segurança no armazenamento e transporte de produtos químicos. Entre as alternativas, destaca-se assegurar que os veículos sejam verificados com frequência e apresentem recursos adequados à função. Os motoristas também precisam estar treinados para manusear as mercadorias e agir em caso de incidentes.

Além disso, as indústrias devem seguir todas as normas regulamentadoras do setor e apostar em equipamentos de alta qualidade, específicos para garantir maior praticidade e segurança no transporte de produtos perigosos.

O que é o IBC?

A sigla IBC é originada do termo em inglês Intermediate Bulk Container, que pode ser traduzido como Contentor Intermediário para Mercadorias a Granel. O produto é um reservatório multiuso, utilizado para transportar cargas líquidas, sólidas, semi-sólidas e pastosas. Existem duas categorias de container IBC: os rígidos e os flexíveis.

Rígidos

Mais utilizados pela indústria química, são reutilizáveis e versáteis, apresentam uma base de pallet, que permite movimentá-los com empilhadeiras e paleteiras. O volume dos containers rígidos pode variar, mas o mais comum no Brasil é o de 1000 litros. 

Flexíveis

Conhecidos também por Big Bags, utilizados em diversos segmentos da indústria, são uma espécie de bolsa, geralmente produzida em polietileno e polipropileno. Podem ser utilizados para carregar materiais fluidos, como grãos, areia e fertilizantes. Quando esvaziado, reduz de volume.

Utilização do IBC na indústria química 

Entenda por que o container IBC é uma das alternativas mais utilizadas pelas indústrias químicas. 

Maior capacidade de armazenamento

Enquanto que os barris e tambores, opções tradicionais para carregar líquidos perigosos, costumam ter uma capacidade de até 200 litros, os reservatórios IBC mais comuns no mercado nacional suportam até 1000 litros.

Segurança

Costumam ser bem resistentes, apresentando maior praticidade e firmeza na hora do manuseio.

Fique atento às normas regulamentadoras contra vazamentos

Existem algumas normas estabelecidas para as indústrias, relacionadas à prevenção de vazamentos de líquidos perigosos. Entre elas, podemos destacar as seguintes:

  • ISO 14001: define as exigências para implementar os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela possibilita que as empresas desenvolvam processos sustentáveis em seus negócios, colaborando, assim, para o meio ambiente e também para a saúde das pessoas.
  • NR 20: diz respeito à gestão da segurança de atividades associadas a inflamáveis e líquidos combustíveis nos processos de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação. Ela determina procedimentos específicos para assegurar que todas essas ocupações sejam realizadas de maneira segura.
  • NR 17: é a norma da ergonomia, a qual define que as empresas têm a obrigação de avaliar as condições ergonômicas de trabalho para o colaborador e, dessa forma, oferecer maior segurança, conforto e bem-estar.

Como os pallets de contenção ajudam o IBC a evitar vazamentos?

Os pallets de contenção, também chamados de pallets contentores ou bacias de contenção, são desenvolvidos especificamente para assegurar a contenção de vazamentos. 

O IBC é acoplado no pallet de contenção, impedindo que líquidos químicos, inflamáveis, ácidos e corrosivos vazem dos reservatórios e contaminem o solo, o ambiente e as pessoas.

Veja os benefícios de investir nos pallets de contenção:

  • O pallet de contenção auxilia o IBC contra o vazamento de líquidos;
  • Evitam multas e ações trabalhistas por periculosidade;
  • Evitam multas e ações criminais por contaminação do meio ambiente;
  • Proporcionam um ambiente de trabalho seguro, limpo e organizado;
  • Solução para proteção ambiental dos colaboradores e da propriedade;
  • Atendem às normas da Anvisa;
  • São leves, atóxicos, fáceis de transportar e higienizar;
  • Possuem face (grade) reversível, podendo acomodar tambores em uma das faces ou IBC e embalagens de diversos tamanhos na outra.

Conheça as soluções Tecnotri para a indústria química.

Contamos com uma linha que impede o vazamento de líquidos perigosos contamine o ambiente e as pessoas. Confira acessando o nosso catálogo para o segmento químico.

Banco De CTAS 29

Aproveite para continuar acompanhando o nosso blog para conferir assuntos como esse e torne os processos da sua empresa mais seguros e eficientes.

O que você achou deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.