Em tempos de crise hídrica, uma das soluções encontradas é o armazenamento de água, principalmente pluvial, em reservatórios e cisternas.
O reúso da água torna possível o reaproveitamento hídrico em funções do dia a dia que não necessitam de água potável, como na lavagem de casas, irrigação de hortas, jardins e limpezas em geral. Contudo é preciso ter muito cuidado com a forma em que se armazena água para reúso. É importante estar alerta e escolher o equipamento correto para garantir segurança e evitar a proliferação do mosquito da dengue.
CONHEÇA OS TIPOS DE CISTERNA E ESTEJA SEGURO CONTRA A DENGUE.
Existem diferentes tipos de cisterna no mercado, podendo variar desde os modelos mais rústicos feitos em alvenaria, até as versões provenientes da fibra de vidro e as mais modernas de plástico rotomoldado.
CISTERNAS DE ALVENARIA
As cisternas de alvenaria podem ser desenvolvidas à partir de materiais como cimento, tijolos e cal. Normalmente utilizam-se de mão de obra local, e um investimento maior para sua instalação, exigindo grandes obras civis. Por serem de grande porte, comportam um alto nível de água, por isso, precisam de um amplo espaço adequado para sua instalação.
Muito utilizados no nordeste do país, estes reservatórios de alvenaria não possuem proteção contra a proliferação de algas e microrganismos, além de não garantir o fechamento total da estrutura, podendo com isso, comprometer o conteúdo do tanque, e ser um possível foco para proliferação do mosquito da dengue.
CISTERNAS DE FIBRA DE VIDRO
As cisternas de fibra de vidro são geralmente associadas ao plástico, gerando uma maior resistência para peça porém, essas cisternas tem uma estrutura mais simples que o plástico rodomoldado. Um produto mais leve e de custo mais acessível que a alvenaria, mas que possuí certos inconvenientes em relação a algumas exigências sanitárias.
A cisterna de fibra de vidro possuí vedação precária, o que pode ser uma porta de entrada para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue,chikungunya
e do Zika Virus. Além de não possuir filtro para impurezas. Também, muitas vezes, não possuem aditivos antimicrobiano nem proteção UV que evitam contaminação e proliferação de algas no tanque.
CISTERNAS DE PLÁSTICO ROTOMOLDADO
As cisternas plásticas, em especial de plástico rotomoldado, são desenvolvidas através de processos industriais que garantem características exclusivas aos produtos. Possuem alta resistência, versatilidade e longa vida útil sendo atóxicas e 100% recicláveis.
Mais ainda, possuem aditivo UV14 e antimicrobiano, que protegem o reservatório contra a proliferação de bactérias, fungos e algas, além de serem totalmente vedadas, o que evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Devido ao seu material de excelência e a diversidade de modelos, cores e formas o investimento inicial pode variar de acordo com cada produto. Estas cisternas podem ser modulares, ou seja, permitem ampliar sua capacidade de armazenamento apenas conectando-se a outras peças. Ou ainda ser um produto ecofriendly, feita de material 100% reciclado como o modelo Cisterna Eco Vertical Tecnotri.
UMA INOVAÇÃO NO MERCADO DE CISTERNAS
Com design diferenciado e capacidade para 1000 Litros por módulo, a Cisterna Modular Tecnotri é um reservatório de água que possuí todos os benefícios dos produtos plásticos rotomoldados, e mais ainda, é fácil de instalar, compacta e totalmente vedada, podendo ser configurada com o filtro anti-folhas e clorador.
Ideal para espaços reduzidos, esta cisterna é muito utilizada em residências, condomínios e até mesmo industrias, auxiliando no combate a crise hídrica uma vez que seu design diferenciado, permite a fácil instalação em ambientes restritos, como garagens e corredores sem precisar alterar a planta local.
Quanto maior for o reuso de água, para fins onde não é necessário a água tradada, menor será o consumo de água potável que reflete em alto custo de captação e tratamento para toda sociedade.
Agora que você conhece os principais tipos de cisternas, fique a vontade para escolher a opção ideal, incentivando o uso racional e consciente da água.
Veja os Modelos