Novas tecnologias na colheita da uva

Grapes 1952073 1920

Com a escassez e o alto custo da mão de obra, novas técnicas de produção e colheita da uva passaram a fazer parte do dia-a-dia dos produtores, que vêm optando pela mecanização dos processos para aumentar a eficiência e produtividade da indústria vitivinícola.

Um bom exemplo dessa mudança é a utilização de contentores plásticos rotomoldados aliada a soluções de movimentação para a coleta, armazenagem e transporte na produção vinícola da Serra Gaúcha.

Entenda os benefícios da colheita mecanizada

No começo da produção em maior escala, os produtos eram colhidos manualmente, com limitações tecnológicas e com elevado número de pessoas trabalhando no campo. Com a evolução das máquinas, surgiu a colheita manual-mecânica e, posteriormente, a colheita totalmente mecanizada.

A mecanização ajuda a compensar a falta de mão de obra no Rio Grande do Suil, onde tem sido cada vez mais difícil conseguir trabalhadores para colaborar na colheita da uva.

O uso de máquinas na colheita surpreende principalmente pela rapidez e praticidade. Uma área que demoraria mais de uma hora para ser colhida, agora pode ser colhida num tempo entre 10 e 15 minutos.

Mas a mecanização da produção de uva ainda apresenta desafios. Na Serra Gaúcha, ainda são poucos os agricultores que utilizam máquinas para colher parte da produção.

Conheça o Contentor Plástico Rotomoldado

Os contentores plásticos rotomoldados são os mais adequados para ser usados em conjunto com os alongadores de garfos, aparelhos giratórios e demais máquinas utilizadas na coleta, armazenagem e transporte de uvas.

Bins 600 E1603191068362

Produzidos com plástico rotomoldado, os contentores agilizam a colheita e favorecem as condições de higiene, pois são fáceis de lavar e possuem proteção antimicrobiana e evitam a proliferação de fungos e bactérias.

Garanta a higiene e reduza os custos na produção

Bin 600 Colheita De Uva E1603444683393

Os contentores, também chamados de bins, já são utilizados em grande escala no ramo de alimentos, não apenas na indústria vitivinícola, mas também na colheita de outras frutas e em áreas como ervateiras, indústrias de grãos e farinhas e frigoríficos.

Os bins são atóxicos, inalteráveis a agentes químicos e resistentes a temperaturas de -35º até 60º C. Feitos para uso no solo, podem ser facilmente movimentados com paleteira ou empilhadeira.

Além disso, eles possuem aditivo UV14 e podem contar com proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos.

Esses grandes recipientes de plástico são facilmente removidos da lavoura por um trator com um garfo acoplado, possibilitando a diminuição do trabalho braçal e trazendo uma economia de 30% para a colheita.

Outro fator importante é que os contentores seguem as especificações das normas sanitárias da Anvisa (ABNT 1642) e as boas práticas de fabricação (BPF), fundamentais na indústria de alimentos.

Conheça os diferenciais dos pallets plásticos Super Roto

Além dos contentores bins, os pallets plásticos rotomoldados Super Roto Tecnotri são ideais para a cultura da uva e os mais indicados para a produção de bebidas e alimentos.

Os pallets plásticos Super Roto recebem proteção antimicrobiana e aditivo UV14, que evitam a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, eles permitem o contato direto com as frutas, o que é fundamental na indústria de alimentos.

PL 007 Uva

Leves e fáceis de transportar, os pallets plásticos rotomoldados possuem abas que auxiliam no transporte e armazenagem dos alimentos, evitando que as caixas deslizem sobre os pallets. As faces vazadas possibilitam a drenagem e escoamento de líquidos que podem se acumular durante o armazenamento dos produtos alimentícios.

Outra vantagem do pallet plástico é a capacidade de carga, pois ele se mostra capaz de suportar grandes pesos. Extremamente robustos, esses produtos possibilitam o empilhamento das caixas. Além disso, por serem monoblocos, eles não apresentam emendas, pregos ou soldas, o que contribui para evitar acidentes e trazer maior segurança para as operações.

Aumente a agilidade na movimentação dos contentores

O manuseio e transporte das uvas exigem soluções de movimentação especiais e específicas, por conta da fragilidade desses produtos e do espaço onde eles são manuseados. Ferramentas como alongadores de garfos, aparelhos giratórios e plataformas para sustentação vêm sendo utilizados com grande sucesso na Serra Gaúcha para superar esses problemas.

Os aparelhos giratórios com retentores de bins são acoplados às empilhadeiras para agilizar a descarga das uvas dos contendores plásticos. Com esses equipamentos, é possível fazer o carregamento e descarregamento dos contentores bins de modo totalmente mecanizado. Desse modo, consegue-se agilizar o processo de descarga, evitando o desperdício de matéria-prima.

Já os garfos telescópicos são mecanismos acoplados às empilhadeiras para fazer a descarga de ambos os lados do veículo. Para realizar a operação, basta apenas abrir uma das laterais da carroceria. O mecanismo também é ideal para estocar produtos em estruturas porta-pallet com dupla profundidade.

Graças a essas vantagens operacionais, o uso desse equipamentos trouxe um ganho de tempo de cerca de 30% em relação ao processo antigo, quando eram utilizados sobregarfos.

Alguns tipos de carga exigem soluções de movimentação especiais e específicas, por conta da fragilidade dos produtos ou do espaço onde elas são manuseadas. Ferramentas como alongadores de garfos, aparelhos giratórios e plataformas para sustentação trazem as soluções necessárias, além de conferir melhor ergonomia e segurança aos operadores.

SAUR Basculador Bins Uva

Veja as vantagens dos garfos telescópicos

Os garfos telescópicos evitam muitas manobras da empilhadeira no momento da expedição, reduzindo o tempo de trânsito dos carregamentos e permitindo carregar o caminhão por apenas um lado.

Outra vantagem dos garfos telescópicos é que agregam pouco peso à empilhadeira, por isso podem ser acoplados em máquinas contrabalançadas e retráteis de menor capacidade. O mecanismo também é ideal para estocar produtos em estruturas porta-pallet com dupla profundidade.

SAUR Garfos Telescopicos

Como você pôde notar, as novas tecnologias usadas na colheita da uva, como máquinas colhedoras, aparelhos giratórios e contentores plásticos rotomoldados, contribuem para tornar os processos mais eficientes, rápidos e econômicos.

Fale com um consultor:


O que você achou deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.