Você sabe quais são as principais NRs da indústria? Elas representam um conjunto de procedimentos com o objetivo de garantir a segurança no ambiente de trabalho. Estão presentes em todas as empresas, independente do tipo de negócio.
Na indústria, sua divulgação é ainda mais importantes, devido os riscos de acidentes.
Portanto, se você quer evitar esses riscos é preciso conhecer e se adequar às principais NRs da indústria.
Para te ajudar, elaboramos uma lista de quais são as principais normas regulamentadoras. Assim, você consegue verificar se a sua empresa está de acordo com esses procedimentos e identificar pontos de melhoria. Confira a seguir.
Conheça as principais NRs da indústria
NR-3
A norma regulamentadora 3 descreve as medidas de urgência de Embargo ou Interdição. Ou seja, ela trata situações em que os serviços precisam ser parados em parte ou em sua totalidade. O mesmo vale para a interdição.
Ela é muito importante para empresas de produção civil, já que ela é aplicada quando existem riscos graves à saúde dos colaboradores.
Em situações de urgência, a NR indica que o colaborador deve continuar recebendo seu salário normalmente. Em caso de descumprimento, a empresa corre o risco de ser penalizada.
NR-5
A NR-5 é uma das mais importantes NRs da indústria porque ela regulamenta a formação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Essa espécie de brigada é responsável por identificar, analisar e prevenir os principais riscos de acidente.
Os membros da CIPA sempre são eleitos por meio de votação dos próprios colaboradores.
As atribuições dos membros incluem:
- Realizar reuniões periódicas;
- Avaliar o cumprimento de procedimentos de segurança;
- Discutir e rever situações de riscos identificadas;
- Promover a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).
NR-6
Já a norma regulamentadora 6 é responsável por assegurar o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Segundo ela, toda empresa deve fornecer o equipamento necessário de forma gratuita e em perfeitos estados de conservação.
Em contrapartida, todos os funcionários são obrigados a utilizar os EPIs ao exercerem suas atividades.
Os EPIs incluem:
- – Capacete;
- – Óculos;
- – Protetor facial;
- Máscara de solda;
- – Protetor auditivo;
- – Respirador purificador;
- – Vestimenta adequada e etc.
NR-12
Apesar de ter conteúdo predominante muito técnico, a NR-12 não pode deixar de integrar a lista de principais NRs da indústria. Isso porque ela fala sobre máquinas e equipamentos, apresentando informações detalhadas sobre configurações e utilização dessas máquinas.
No quesito segurança, a NR-12 fala sobre medidas de proteção para garantir a saúde dos funcionários. Para isso, são estabelecidos critérios, como por exemplo:
- A chave geral do equipamento não pode ter função de partida e parada;
- Chaves do tipo faca não devem ser utilizadas em circuitos elétricos;
- Fações ou partes energizadas de circuitos elétricos não podem estar expostas.
Todos esses requisitos são muito importantes tanto para a continuidade das atividades, como para garantir a saúde no ambiente de trabalho.
NR-25
A norma regulamentadora 25 fala sobre o destino final de resíduos industriais. Afinal, todas as empresas precisam lidar com substâncias que devem ser descartadas.
Resíduos considerados perigosos são aqueles cujas substâncias podem ser infectocontagiosas. Logo, produtos químicos e biológicos precisam seguir procedimentos cautelosos para descarte.
A norma está diretamente relacionada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). Isso porque esse é o órgão responsável por garantir a fiscalização ambiental.
Agora que você já conhece algumas das principais NRs da indústria, fica mais fácil entender por quê elas são tão importantes para o cotidiano da empresa. Porém, é preciso ter em mente que a nossa lista é bastante pequena quando consideramos todas as normas que devem ser seguidas para garantir a segurança.
Por isso, não deixe de consultar todos os atos regulatórios que envolvem o seu setor de atuação. Dessa forma, você garante um ambiente de trabalho seguro para os seus colaboradores, para o mercado e para a sociedade como um todo!
Restou alguma dúvida sobre as NRs da indústria? Então entre em contato para que possamos ajudá-lo! Não se esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!
Fale com um consultor