Como contornar os desafios na logística da indústria química
A manipulação, o transporte e armazenamento de substâncias classificadas como perigosas representam grandes desafios para a logística na indústria química. Afinal, o setor tem que observar as regras de legislações rigorosas e tomar cuidados especiais com a segurança
Você conhece os principais desafios da logística na indústria química? Sabe como contornar essas dificuldades? Neste artigo, vamos mostrar como garantir mais segurança e eficiência em seus processos. Confira!
Entenda como funciona a logística na indústria química
A logística é uma área que abrange desde a aquisição da matéria-prima, até o transporte, armazenamento e a distribuição do produto pronto até o cliente.
A indústria química tem exigências rigorosas na produção de seus produtos, pois envolve o uso de substâncias químicas e perigosas e cuidados especiais com a segurança.
Quem lida com líquidos químicos e inflamáveis deve estar sempre atento para o risco de acidentes derramamentos. Afinal, eles podem causar a contaminação do ambiente de trabalho e das pessoas que manuseiam esses produtos.
De acordo com a Portaria nº 204/97 do Ministério do Transporte, produto perigoso é toda substância que, devido às suas características físicas e químicas, ofereça riscos à segurança pública, à saúde de pessoas e ao meio ambiente.
Profissionais especializados e capacitados realizam o armazenamento e transporte de líquidos químicos e inflamáveis, observando as normas de segurança. Eles recebem treinamento e atualizações para adquirir conhecimento sólido sobre os procedimentos operacionais e a legislação.
Fatores como a necessidade de movimentação, as condições de temperatura, de pressão e os tipos de compartimentos de armazenagem que serão utilizados com muita responsabilidade e cuidado.
Redobre os cuidados com o armazenamento
Um bom planejamento é necessário para o armazenamento adequado de produtos químicos. Além disso, deve-se tratar com muito cuidado e responsabilidade fatores como o material dos compartimentos de armazenagem e as condições de temperatura e pressão.
A identificação do tanque deve fornecer informações que indiquem se o produto é perigoso ou tóxico, e quais medidas são necessárias em caso de acidente. É necessário separar adequadamente os produtos químicos, pois, a mistura pode causar explosões em alguns casos.
Amarzene produtos químicos tóxicos em áreas bem ventiladas, com pisos e prateleiras longe da luz solar direta para que, em caso de acidente, a fumaça não recolha o produto químico, e ele não seja absorvido pelos materiais ao redor.
Além disso, pessoal treinado para lidar com cada produto deve bloquear a sala de armazenamento durante o uso, permitindo acesso limitado.
Certifique-se de que os recipientes usados no manuseio das substâncias são realmente adequados a cada tipo de produto químico e sempre verifique se as tampas dos recipientes estão fechadas corretamente.
Pallets de contenção, caracterizados por maior resistência à corrosão, a impactos ou à ação do tempo, são os mais indicados para o transporte e armazenamento de produtos químicos.
Além disso, a utilização de cofres de carga evita o vazamento de produtos e ajuda também na organização dos estoques, permitindo que cargas segregadas ocupem o mesmo espaço.
Saiba quais são os cuidados necessários durante o transporte
O transporte de produtos químicos e perigosos também requer cuidados especiais. Afinal, além dos perigos trazidos aos motoristas e pedestres, o derramamento desses tipos de cargas pode causar grandes impactos ambientais e ter consequências graves para a vida humana.
Para garantir a segurança, tenha um motorista treinado para conduzir produtos perigosos e atentar-se para as exigências da legislação. O caminhão deve conter toda a documentação com dados sobre a classificação da carga, o fabricante ou importador do produto.
O caminhão também tem que estar sinalizado externamente com placas indicativas para mostrar os produtos que carrega e seus riscos. Painéis de segurança e rótulos de risco indicam os perigos, trazendo números e símbolos que classificam os produtos transportados. Além disso, o motorista deve levar consigo um kit de emergência para uso em caso de acidente.
Transportadoras de medicamentos, materiais químicos e alimentos utilizam os cofres de carga. Essas caixas trazem fechos para acondicionamento da carga, com a finalidade de segregá-la devidamente durante o transporte produtos incompatíveis.
Sem emendas ou soldas, o cofre de carga é atóxico, resistente e imune a agentes químicos e tem proteção antimicrobiana. Com travas de fechamento e dobradiças em inox, ele possibilita o transporte seguro de substâncias diferentes em um mesmo container. Mesmo em casos de vazamentos, não ocorre a contaminação do ambiente, pois o material perigoso fica totalmente retido no interior do cofre.
Saiba como evitar a contaminação ao meio ambiente
Os pallets de contenção evitam o derramamento de agentes químicos inflamáveis, ácidos e corrosivos, diminuindo os riscos de contaminação.
Esses produtos também asseguram o descarte e tratamento adequados dos resíduos da logística da indústria química, reduzindo os riscos de contaminação do meio ambiente. Com a logística reversa, os resíduos retornam para o processo produtivo e podem ser encaminhados para reciclagem livre de contaminações.
Você deve dispor pallets ou bacias de contenção debaixo dos tambores e galões que contenham produtos químicos para evitar vazamentos ou derramamentos. Desse modo, eles possibilitam a reutilização do líquido derramado, reduzindo os custos com desperdícios.
Leve, atóxica e imune a agentes químicos, a bacia de contenção oferece grande resistência à corrosão e à ação do tempo. Além disso, ela possui face (grade) reversível, capaz de acomodar tambores de um lado e embalagens de tamanhos diversos no outro. Fácil de desmontar, higienizar, e transportar, possibilita o transporte com empilhadeiras ou paleteiras.
Por apresentar essas características, os pallets e bacias de contenção Tecnotri atendem às normas sanitárias da Anvisa e às exigências das Boas Práticas de Fabricação (BFP).
Como vimos, os cuidados com a logística na indústria química são fundamentais para garantir a segurança, reduzir o impacto ambiental e observar as exigências da legislação.
Você gosto desse artigo? Quer saber mais sobre as vantagens trazidas pelos pallets de contenção? Veja aqui!