O mercado de medicamentos se mostra cada vez mais competitivo. Isso ocorre em função de fatores como a popularização dos remédios genéricos, a expiração de patentes, o aumento dos requisitos regulatórios e as altas exigências dos níveis de serviço. Assim, o setor precisa buscar novas maneiras de melhorar a eficiência em toda a cadeia logística e aumentar os seus ganhos. Para superar os desafios logísticos da indústria farmacêutica.
10 dicas para otimizar os principais desafios logísticos da indústria farmacêutica:
Escolha de fornecedores
Deve-se avaliar e selecionar os fornecedores de matérias-primas com base na sua capacidade de fornecer produtos de acordo com as especificações técnicas. Deve-se estabelecer critérios para seleção, avaliação e reavaliação.
Treinamento da equipe
A indústria farmacêutica é um setor que exige muita atenção dos colaboradores para desenvolver as suas tarefas. Por isso, é necessário que a equipe seja bem treinada.
Alguns cuidados com o armazenamento e a entrega são fundamentais para manter a integridade dos produtos. Dessa forma, os colaboradores devem seguir criteriosamente as instruções do fabricante em relação à umidade, temperatura, exposição à luz e outros fatores.
Também se deve ter cuidado para manter a integridade das embalagens, que devem ser armazenadas de forma segura e adequada. Deve-se conferir cada lote dos medicamentos com precisão. Tudo isso é importante para garantir a segurança na entrega dos produtos, de modo a evitar roubos e furtos.
Automação dos processos
Um dos desafios logísticos mais enfrentados pela indústria farmacêutica está relacionado à automação. Esse segmento necessita de processos otimizados, que possibilitem o acompanhamento de suas entregas e do escoamento de seus produtos. Por isso, deve-se usar sistemas de alta tecnologia que favoreçam a integração e automação das mais diversas áreas da empresa.
Softwares de gestão
A informatização auxilia nas tomadas de decisão e torna os processos mais ágeis e eficientes. Por isso, os softwares de gestão devem estar presentes em todo o setor farmacêutico, seja na parte industrial, na área comercial, no departamento financeiro ou no setor fiscal. Eles permitem controlar o recebimento das mercadorias, a validade delas, bem como a qualidade do lote.
Big Data
A tecnologia de Big Data é utilizada não apenas em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, mas também em áreas como transporte e logística. Essas informações são importantes porque muitas vezes os espaços usados para transporte e armazenamento precisam manter níveis constantes de temperatura, pressão, umidade e iluminação.
Quando equipados com sensores inteligentes e sistemas de diagnóstico, os veículos de entrega conseguem gerar dados sobre seu desempenho, localização e disponibilidade.
Cuidados no transporte
O transporte também está entre os principais desafios logísticos da indústria farmacêutica. É preciso disponibilizar entregas rápidas ou em pequenos pedidos. Afinal, os medicamentos precisam chegar aos pacientes em tempo hábil e em boas condições.
As más condições de transporte e armazenamento podem prejudicar os produtos, devido à influência de fatores externos, como luz, calor, umidade e o contato com contaminantes.
Dessa forma, armazenar e transportar a maioria dos produtos farmacêuticos em temperaturas que variam entre -150º até 25º para conservar a sua efetividade. Além disso, deve-se cumprir procedimentos estritos de limpeza e controle de pragas e umidade.
Monitoramento dos produtos da indústria farmacêutica
Para evitar que os medicamentos sofram danos ao longo do transporte, é necessário realizar um acompanhamento rigoroso dos produtos desde a saída da indústria até o destino final.
A tecnologia RFID permite a identificação individual do produto, a localização do mesmo ao longo de toda a cadeia logística e a monitorização das características de armazenamento. Desse modo, é possível simplificar processos, reduzir custos e potencializar resultados.
Armazenamento adequado
Os locais de armazenamento devem ser devidamente higienizados e receber iluminação e ventilação adequada para receber os medicamentos e outros produtos.
Para assegurar as condições ideais de estocagem e possibilitar o estoque ordenado de matérias-primas e produtos, é necessário projetar ou adaptar as áreas de armazenamento. Devemos manter essas áreas limpas, secas e em temperaturas e níveis de umidade compatíveis com os materiais armazenados.
Além disso, o armazenamento deve permitir a segregação de lotes e rotação do estoque, obedecendo à regra primeiro que expira, primeiro que sai.
Atenção às regulamentações
Além disso, a indústria farmacêutica é altamente regulamentada e exige controles rigorosos, que devem ser cumpridos a qualquer custo.
Para se adequar às normas, é preciso controlar a validade e gestão do estoque e cumprir todas as normas e determinações da ANVISA e do manual de Boas Práticas no Transporte de Medicamentos.
A Anvisa determina que as embalagens devem proteger o conteúdo e que se fabriquem os pallets para manuseio, transporte e estocagem em material inerte, que não absorva água e possa conter fungos e bactérias.
Veja como o pallet plástico ajuda nos desafios logísticos da indústria farmacêutica
O pallet plástico rotomoldado (Super Roto®) apresenta superfície lisa e impermeável, que minimiza o acúmulo ou a liberação de partículas ou microrganismos e permite a aplicação de agentes de limpeza e desinfetantes que agem em toda a superfície.
O pallet plástico ajuda a evitar contaminações porque é feito de material higienizável e atóxico. Além de poder receber uma proteção antimicrobiana, que impede a proliferação de fungos e bactérias.
O pallet plástico apresenta também resistência ao choque mecânico, evitando trincos e rachaduras, que são pontos de ancoragem de fungos e microrganismos difíceis de limpar e desinfetar.
Em suma, cuidados com a escolha de fornecedores, treinamento da equipe, transporte e armazenamento adequados contribuem para vencer os desafios logísticos da indústria farmacêutica.
Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como aumentar a eficiência na indústria farmacêutica? Veja este artigo sobre cuidados essenciais para aumentar a segurança no setor.