Os espaços conhecidos como área limpa na indústria são imprescindíveis para atividades que precisam ser realizadas sem riscos de contaminações.
Esse é o caso das indústrias farmacêuticas, que têm nelas um recurso fundamental para lidar com diferentes substâncias e medicamentos. Dentro de rígidos padrões de eficiência e segurança.
A seguir, entenda melhor o conceito, os cuidados próprios dessas áreas e algumas das principais normas que as regulam.
O que é uma área limpa?
As áreas limpas, também chamadas de salas limpas ou clean rooms, são locais em que o ambiente é totalmente controlado contra a presença de microrganismos.
A finalidade é garantir que esses pequenos seres vivos presentes no ar não gerem interferências, seja em procedimentos dentro de centros cirúrgicos, nos testes feitos em laboratórios químicos e nas já citadas produções da indústria farmacêutica.
Você deve isolar a área das demais instalações e seguir um rigoroso padrão de controle para o volume de partículas que circulam no local.
No caso das operações farmacêuticas, a área limpa é imprescindível para garantir a qualidade e a segurança dos produtos manuseados, uma vez que os medicamentos exigem ambientações específicas para que mantenham sua integridade.
Que cuidados você deve adotar nesse tipo de ambiente?
De maneira geral, uma área limpa na indústria deve ter controles ambientais relacionados à sua temperatura, umidade, fluxos de ar, iluminação, pressão, ruído, vibração e principalmente contaminação microbiana.
Em complemento, todos que a utilizam devem adotar certos cuidados para que não ocorra a transmissão de partículas ou microrganismos. Eventualmente, possam contaminar o local.
Isso envolve higienizar a área antes e depois de utilizá-la, limpar ou trocar os sapatos na porta (onde geralmente há uma máquina de limpeza e tapetes adesivos) e vestir roupas especiais na ordem correta (de cima para baixo).
Além disso, as pessoas também não podem estar com cosméticos ou outros produtos semelhantes enquanto estão na área limpa, nem consumir alimentos, o que inclui balas ou gomas de mascar na boca.
Uma exigência importante é a conscientização de todos os usuários sobre a função desse tipo de espaço. Você deve identificar as possibilidades de contaminação e divulgar os cuidados a serem adotados.
Existem diversas classes de áreas limpas e cada uma delas possui recomendações e regras específicas. O que as define são suas normas de regulação.
Entenda como funcionam as suas principais normas reguladoras
A classificação de uma área limpa tem como base a pureza do ar em seu interior. Isto é, a concentração de partículas por volume de ar. A partir disso, estipulamos procedimentos, equipamentos e recomendações específicas para seu controle.
Você pode utilizar diversas normas para essa definição, sendo a ISO 14644 a mais utilizada em todo o mundo. Ela determina as áreas por classes em relação às partículas por metro cúbico. Essas classes vão de 1 a 9, sendo a primeira considerada mais “limpa” e a última a mais “suja”.
Contudo, esses não são os únicos parâmetros para garantir a segurança das pessoas, dos processos e dos produtos manuseados. Por exemplo, no Brasil, ainda é preciso ficar atento às recomendações da ABNT e da ANVISA.
Ainda podemos considerar os demais insumos utilizados nos processos e ir além. Voltando à indústria farmacêutica, os próprios pallets que armazenam os medicamentos contam com exigências especiais. Normalmente, o setor prioriza aqueles de plástico rotomoldado (que têm proteção contra proliferação antimicrobiana) certificados pelas normas BRC e GFSI.
Se você gostou deste artigo sobre áreas limpas e quer saber mais sobre os pallets que acabamos de mencionar, clique aqui e conheça as soluções da Tecnotri, que é referência absoluta em qualidade e tecnologia na área.
Muito bem explicado, obrigada por fornecer conhecimento.