Armazenamento de pescados: saiba quais são as boas práticas

Armazenamento De Pescados

A indústria de pescados precisa estar atenta a uma série de fatores para garantir uma comercialização segura e competitiva de seus produtos. Afinal, os peixes e frutos do mar são alimentos perecíveis. Nesse cenário, algumas normas sanitárias que regulamentam o setor entram em evidência, a fim de assegurar a qualidade de todos os processos envolvidos, o que inclui o armazenamento. 

Confira a seguir quais são as boas práticas para essa área e veja uma linha específica da Tecnotri que atende a esse segmento. Além disso, conheça também os contentores e pallets ergonômicos, uma solução para garantir a segurança dos colaboradores na hora de efetuarem o armazenamento e transporte dos pescados.

Quais são as boas práticas para o armazenamento de pescados?

Após a captura ou despesca, o pescado precisa ser higienizado com água limpa e armazenado em gelo ou câmaras frias. Caso o armazenamento seja feito no desembarque ou também depois da despesca, a área necessita estar limpa e com equipamentos adequados para a lavagem dos peixes e frutos do mar.

Além disso, não deve-se sobrecarregar caixas ou realizar grandes empilhamentos. O produto também não pode ficar no chão ou em superfícies sujas e nem exposto ao sol. Outra orientação é manter o pescado longe de itens químicos e/ou de limpeza e ainda de acessórios de pesca.

As boas práticas indicam também que os produtos devem ser armazenados em caixas plásticas, já que apresentam menor risco de contaminação. Cada um dos reservatórios com pescado deve possuir uma identificação com a espécie, o fornecedor, o dia de entrada e a validade.

O que recomenda o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)?

De acordo com o MAPA, os estabelecimentos industriais de pescado precisam considerar os seguintes requisitos:

– As áreas com pátio e as vias de acesso devem ser pavimentadas e urbanizadas, a fim de evitar poeira e facilitar o escoamento de água;

– Os ambientes sujos, como a recepção, e os limpos, como os locais de processamento, devem permanecer separados fisicamente, para impedir qualquer possibilidade de contaminação;

– Investir em estrados plásticos, tanto na câmara de espera, quanto em locais próprios para os recipientes usados no acondicionamento do pescado;

– A câmara de armazenagem necessita apresentar refrigeração a temperaturas de 0°C a 4°C, quando elaborados produtos conservados em atmosfera modificada;

– As caixas plásticas, preferencialmente contentores bins, precisam ter um local específico para lavagem e sanitização.

Conheça a linha de contentores plásticos da Tecnotri

Para assegurar a higiene e a segurança dos pescados conforme o que o MAPA recomenda, invista em contentores plásticos da Tecnotri. Também conhecidos como bins, esses equipamentos seguem todas as normativas do setor. 

Além de serem duráveis, são superfáceis de higienizar, evitando contaminações e permitindo o contato direto com alimentos in natura. Além disso, a linha pode ser utilizada em ambientes com troca de temperatura entre -35°C e 60°C, conservando os alimentos. 

Fabricados em diferentes capacidades, oferecem versatilidade e ainda podem ser personalizados quanto à cor e logomarca, o que promove a organização dos processos.

Confira também a linha de ergonômicos Tecnotri

Além da proteção com os alimentos, as indústrias devem se preocupar também com a segurança dos colaboradores. Nesse sentido, há uma normativa específica, a NR 17, conhecida como a “norma da ergonomia”, que estabelece padrões para prevenção de doenças, a fim de assegurar a saúde e o bem-estar dos funcionários.

O objetivo da NR17 é fazer com que as empresas adaptem as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, oferecendo conforto e desempenho para que possam operar as atividades de maneira segura.

Pensando nisso, a Tecnotri desenvolveu uma linha específica de contentores e pallets ergonômicos. São produtos monoblocos e de fácil higienização, que atendem às exigências sanitárias e de boas práticas de fabricação. Com dimensões, funções, cores e texturas adequadas, proporcionam conforto, praticidade e segurança aos profissionais.

Em resumo…

  • A indústria de pescados precisa estar atenta a inúmeros fatores para garantir a conservação dos alimentos.
  • Para proteger os pescados, invista em contentores bins plásticos, que podem ser higienizados facilmente, evitando contaminações.
  • Para oferecer a segurança adequada aos colaboradores da sua indústria, aposte na linha de ergonômicos da Tecnotri, que atende à NR 17, a “norma da ergonomia”.
O que você achou deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.