Dentre as diversas legislações e normas que se aplicam ao segmento da indústria alimentícia, existe um conjunto de práticas conhecido como o programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Essas medidas devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.
Mas você sabe o que prescreve o BPF? Como se adequar às exigências sanitárias? Que tipo de pallet usar na produção, transporte e armazenagem de alimentos? Veja, a seguir, as respostas para essas e outras questões envolvendo as Boas Práticas de Fabricação.
Saiba mais sobre o programa BPF
O BPF pode ser definido como um grupo de princípios e regras para o manuseio correto de alimentos, desde a sua matéria-prima até a distribuição do produto final, cobrindo toda a cadeia logística. O programa se aplica por meio de inspeção e/ou investigação periódica e visa fiscalizar as condições higiênico-sanitárias e a integridade da operação industrial.
O programa tem por objetivo principal diminuir os riscos de contaminação e mistura de alimentos, que podem ocorrer por partículas, de forma microbiológica, ou por produto. Por isso, utilizar materiais atóxicos, com proteção antimicrobiana e fáceis de higienizar, faz toda a diferença no processo produtivo.
O BPF visa garantir uma produção de excelência, tanto para a empresa como para o seu consumidor, otimizando gastos e reduzindo prejuízos a partir de reduções de falhas da cadeia produtiva. Trata-se de uma prática que se aplica desde a instalação da empresa até o processamento do produto, muito necessária para construir a credibilidade da organização, seja junto aos seus consumidores ou aos próprios funcionários da empresa.
Veja como se adequar às regras de BPF
Os cuidados na produção de alimento devem envolver todo o processo de manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo.
Para evitar a contaminação, os fabricantes devem procurar adotar boas práticas de fabricação, procedimentos padrões de higiene operacional e análise de perigos e pontos críticos de controle econtrole integrado de pragas. A análise de perigos e dos pontos críticos de controle deve levar em conta os riscos físicos, químicos e biológicos a que estão sujeitos os alimentos.
Um aspecto muito importante a ser observado é o modo como os alimentos são transportados e armazenados.Por isso, na hora de escolher os pallets para o transporte e estocagem de alimentos, você deve ficar atento às características do material utilizado, de modo a assegurara higiene e limpeza.
Entenda a importância do uso do pallet plástico
Os pallets de polímero plástico são os mais indicados para a produção de alimentos, por serem mais higiênicos, fáceis de lavare sanitizare atenderem às normas sanitárias. A própria Anvisa recomenda o uso de “prateleiras, estrados e pallets constituídos de material resistente, impermeável e liso, de forma a facilitar a limpeza, para armazenagem dos alimentos, embalagens e recipientes”, o que é estabelecido na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 72 de 29/12/2009.
De acordo com a Agência, todos os alimentos devem ser armazenados em local limpo e organizado, protegidos contra contaminações, identificados e mantidos sobre pallets, estrados e ou prateleiras. Esses pallets e estrados devem ser confeccionados em material resistente e de fácil higienização. Além disso, devem ser mantidos distantes do piso, respeitando-se o espaçamento mínimo necessário para garantir adequada ventilação, limpeza e desinfecção do local.
O pallet plástico se mostra muito mais adequado para a produção de alimentos que o pallet de madeira, que se mostra menos higiênico, difícil de lavar, armazena fungos, bactérias e outros agentes contaminantes e favorece a infestação de pragas.
Além disso, o pallet plástico oferece uma vida útil muito superior ao pallet de madeira, que requer reposições constantes. Por isso, possibilita um custo até 75% menor que dos pallets de madeira.
Tenha mais segurança com a proteção antimicrobiana
Os pallets plásticos também possuem proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos, reduzindo o risco de contaminação. Esses produtos são leves, 100% recicláveis, atóxicos, resistentes a produtos químicos e têm vida útil acima de 10 anos.
Além disso, por serem monoblocos, os pallets plásticos não possuem pregos ou farpas, contribuindo assim para evitar possíveis danos às mercadorias ou acidentes no trabalho.Eles ajudam a otimizar as operações logísticas, possibilitando maior racionalização e uniformização do local de estocagem, melhor aproveitamento do espaço físico e aceleração dos processos.
Siga as normas do ISO 22.000
As empresas que buscam se adequar às regras de Boas Práticas de Fabricação devem atentar também para as normais internacionais de armazenagem e produção de matéria-prima e produção de alimentos, previstas pela certificação ISO 22.000. Trata-se de um sistema de gestão de segurança alimentar que se baseia na análise das diversas etapas da produção de alimentos, identificando os perigos potenciais à saúde dos consumidores e determinando medidas preventivas para controlar esses riscos.
De acordo com essas normas, o armazenamento de matérias-primas e alimentos deve ser realizado em local adequado e organizado, sobre pallets plásticos, bem conservados e limpos. O ISO 22.000 também proíbe o uso de pallets de madeira nas áreas de produção de alimentos, devido aos riscos de contaminação da matéria-prima por materiais estranhos e perigosos.
A Tecnotri produz uma linha completa de produtos plásticos rotomoldados em conformidade com as especificações de Boas Práticas de Fabricação (BPF), da ANVISA e da certificação ISO 22.000, contribuindo para auxiliar na logística e armazenamento de materiais e garantir a higiene e qualidade dos produtos. Clique nos links e conheça os pallets plásticos, contentores e cofres de carga, ideais para o manuseio de alimentos.
Quer saber mais detalhes e especificações técnicas sobre a BPF? Acesse este link com informações concedidas pelo site da ANVISA.