O sucesso de uma empresa depende, sobretudo, da sua capacidade para resolver as dores e problemas de seu público-alvo. Dessa percepção nasceu a metodologia do customer success (sucesso de seus clientes).
O sucesso do cliente ocorre, portanto, quando ele alcança os resultados desejados com os produtos ou serviços de sua empresa. A satisfação dos clientes leva à sua fidelização. Por isso, empresas que investem em customer success apresentam crescimento e receita maiores do que as demais.
Entenda o que é Customer Success
O customer success é uma estratégia que envolve técnicas de relacionamento, suporte e atendimento ao cliente. Essa metodologia surgiu para fazer com que as empresas pudessem manter os seus clientes por mais tempo.
O customer success tem por objetivo ajudar o cliente a utilizar o produto ou serviço adquirido da melhor maneira possível. Quando o cliente obtém os resultados para os problemas que o afetam, ele se torna capaz de perceber o valor do produto ou serviço adquirido. Para isso, é preciso ensiná-lo a utilizar o produto ou serviço oferecido e prepará-lo, inclusive, para cobrar resultados.
Conheça a metodologia do sucesso do cliente
A metodologia do consumer success não se trata apenas de um mero suporte ao consumidor. Ela busca integrar todas as áreas da empresa para antecipar problemas que o cliente poderá ter na jornada de compra e no uso do produto ou serviço.
Por meio de uma abordagem organizacional, é criada uma estratégia de atuação para a jornada de compra do cliente. A partir dela, o cliente recebe continuamente o valor do produto de determinada marca. Desse modo, ele se mantém fiel à marca e pronto para futuros negócios.
Essa estratégia se mostra mais vantajosa para a empresa do que investir em novos clientes. Afinal de contas, é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo. Especialistas calculam que conquistar novos clientes custa cerca de sete vezes mais do que manter os já existentes.
Entenda qual é a importância do Customer Success
Com a mudança no modo de produzir, pensar e promover produtos do mundo atual, o relacionamento das empresas com os seus clientes também mudou. Na era da informação, os consumidores deixaram de ser vistos como uma figura passiva e se tornaram o centro das atenções para as empresas.
Nesse contexto, a sua satisfação e fidelização acontecem em função da qualidade oferecida, e não simplesmente por meio de estratégias de persuasão. Desse modo, o foco deixa de ser simplesmente o produto, e passa a ser como esse produto pode ajudar a resolver os problemas do público-alvo. Afinal, o cliente é o ponto mais importante da venda, e não o produto. Por isso, é fundamental que as empresas tenham uma cultura de customer success.
Portanto, após definir quem é seu público-alvo, é preciso entender quais são as dores, dúvidas e problemas que ele enfrenta. Desse modo, você poderá encontrar respostas para ajudá-lo a solucionar essas dores. Como resultado, o foco deixa de ser voltado para o produto em si, e se volta para como esse produto pode ajudar a resolver a vida do cliente.
Veja quais são suas funções
O profissional de customer success desempenha atividades de pós-venda, atendimento e gestão de contas, mas não se limita a isso. As ações praticadas nessa área visam a oferecer um atendimento personalizado completo, em busca de construir um vínculo mais duradouro com o cliente.
Para isso, o profissional de customer success deve manter um bom relacionamento com o consumidor, desenvolvendo ações pró-ativas e que façam com que ele se sinta resguardado pela empresa. Desse modo, o vínculo entre marca e cliente é fortalecido, trazendo um impacto positivo para a organização.
Com o cliente satisfeito, a sua empresa terá chances de fazer novos negócios com ele. Além disso, quando o cliente está feliz com os produtos ou serviços oferecidos, ele tende a recomendá-los para outras pessoas. Essa divulgação boca a boca feita pelos próprios clientes é a melhor propaganda possível.
Saiba como a Tecnotri utiliza o customer success
Quais as razões para que a sua Experiência com a Tecnotri seja realmente incrível?
- Experiência do Cliente – Sua expectativa levada a sério
- Onboarding – Desde o início terá acompanhamento personalizado
- Resultados – foco na resolução, suprindo as necessidades do seu processo
- Comprometimento – na implementação e operação das soluções adquiridas
- O Sucesso – Suas necessidades e expectativas atendidas, com nosso time super comprometido e engajado em auxiliar em todas as etapas da sua operação.
Com 17 anos de mercado, a Tecnotri usa a sua experiência para criar soluções inovadoras em plásticos rotomoldados para os seus clientes. Para a empresa, o cliente sempre esteve em primeiro lugar.
Pensando em aperfeiçoar os processos de atendimento, a Tenotri implementou o sucesso do cliente como um verdadeiro mantra dentro de sua cultura organizacional. Portanto, para que a empresa possa realmente entregar soluções com excelência e ter sucesso, o seu cliente precisa primeiro atingir o sucesso.
Para isso, a Tecnotri estuda testa e valida na prática os meios para proporcionar a melhor experiência ao nosso cliente com as soluções que oferece. O objetivo é sempre atender as necessidades e expectativas dos clientes e auxiliá-lo em todas as etapas das suas operações.
A partir de um processo de fabricação conhecido como rotomoldagem plástica, a marca produz uma linha completa de produtos para logística interna, externa e reversa. Entre os seus produtos, estão o pallet plástico, pallet de contenção, cisternas, contentores e cofres de carga.
E nosso time de Customer Success estará sempre acompanhando de forma pró ativa, garantindo que as soluções adquiridas irão atender as necessidades dos seus processos, com interações personalizadas conforme as necessidades e rotinas das suas operações.