Com os riscos apresentados pelos pallets de madeira no transporte e armazenagem de produtos, principalmente no caso da indústria de alimentos e farmacêutica, que necessitam de cuidados especiais de higiene, torna-se necessário o tratamento de fumigação para o controle de pragas.
Para assegurar uma cadeia logística mais eficiente e tornar mais seguras as operações de manuseio e movimentação de materiais no comércio exterior, as autoridades governamentais dos principais mercados internacionais, incluindo o Brasil, estão optando pela substituição das embalagens e pallets de madeira por produtos de plástico.
Saiba o que é fumigação
A fumigação é o tratamento fitossanitário para controle de pragas que podem ser encontradas em embalagens de madeira ou produtos agrícolas.
A fumigação consiste em um tipo de controle de pragas realizando uma desinfecção por via seca. O tratamento químico utiliza compostos químicos ou formulações pesticidas voláteis – os chamados fumigantes –, que podem ser aplicados em estado de vapor ou gás. A fumaça é utilizada por ser um meio de difusão homogênea de um ingrediente ativo, que possibilita atingir as partículas espalhadas no ar e as partículas fixadas.
O procedimento é realizado em um sistema hermético, visando à desinfestação de materiais, objetos e instalações que não possam ser submetidas a outras formas de tratamento.
Veja quais são os gases utilizados na fumigação
Os gases mais utilizados para a fumigação são o brometo de metila – armazenado em cilindros e usado, principalmente, nas aplicações feitas em contêineres e em produtos de madeira – e a fosfina – usada em forma de pastilhas, em porões de navios e silos. Esses produtos, porém, são extremamente tóxicos. Além disso, o brometo de metila é considerado prejudicial a natureza, uma vez que os efeitos do produto ferem a camada de ozônio.
Para garantir a segurança do trabalhador, todas as operações envolvendo a fumigação exigem o uso de máscaras, botas, capacetes, coletes reflexivos, cones de segurança e placas de advertência.
Entenda como funciona a fumigação
Na fumigação com brometo de metila, as embalagens e suportes de madeira em bruto destinadas ao acondicionamento de mercadorias no trânsito internacional devem ser fumigadas, de forma que se atinja, após um período mínimo de 24 horas a Concentração-Tempo (CT) e a concentração final residual mínima de brometo de metila especificadas pelo MAPA.
Entenda por que os pallets de madeira necessitam fumigação
Como material poroso, a madeira pode abrigar insetos e bactérias. Mesmo se o seu pallet de madeira for tratado termicamente, ele pode apresentar mofo depois de um dia deixado na chuva. Por isso, todo produto exportado e importado utilizando embalagens e pallets de madeira precisa de um certificado de fumigação.
A fumigação é realizada por exigência de órgãos fitossanitários de muitos países, inclusive o Brasil, com objetivo de impedir a circulação de pragas de alto risco ou fungos que possam causar prejuízos aos produtos transportados.
A Instrução Normativa Mapa nº 32/2015, que estabelece procedimentos de fiscalização e certificação fitossanitária de embalagens ou peças de madeira destinadas ao acondicionamento de mercadorias para importação ou exportação, determina que esses materiais devem sofrer tratamento fitossanitário aprovado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura. O objetivo é assegurar a remoção ou eliminação de pragas e garantir uma completa segurança fitossanitária.
Veja as exigências da instrução normativa sobre a fumigação
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro determina três possibilidades para os tratamentos fitossanitários com fins de quarentena aprovados para embalagens e suportes de madeira: o tratamento térmico ou secagem em estufa, o tratamento térmico via aquecimento dielétrico com uso de micro-ondas ou a fumigação com brometo de metila, um pesticida tóxico.
De acordo com a norma, a madeira em bruto utilizada na confecção de embalagens e suportes destinados ao acondicionamento de mercadoria em trânsito internacional deve ser descascada e livre de pragas em qualquer estágio evolutivo, de modo a não apresentar quaisquer sinais de infestação ativa de pragas.
Saiba como evitar pragas sem precisar usar a fumigação
A proteção oferecida pela fumigação gera custos e tem um prazo pequeno de validade. Além disso, o pallet de madeira pode soltar lascas, prejudicando os produtos que entram em contato direto com o pallet – há casos de lascas serem encontradas nas embalagens de alimentos, como o charque.
Vale observar ainda que os danos causados a mercadorias transportadas, resultantes de medidas sanitárias, desinfecções ou fumigações, estão excluídos das condições gerais e especiais do seguro de transporte, podendo assim gerar prejuízos.
O meio ideal e mais seguro de controlar pragas é utilizar o pallet plástico rotomoldado, que dispensa o tratamento de fumigação necessário para as embalagens de madeira e não exigem a certificação de controle de pragas para exportação, otimizando a logística e evitando assim a burocracia.
..
Conheça outras vantagens dos pallets plásticos
O pallet plástico oferece ainda muitas outras vantagens com relação de madeira: possui proteção antimicrobiana e não tem emendas, evitando, assim, os riscos de contaminação.
Diferentemente dos pallets de madeira, o pallet de plástico pode ser lavado com água corrente e higienizado, contribuindo assim para evitar contaminações e atender às exigências sanitárias.
Além disso, eles não absorvem umidade, são 100% recicláveis, atóxicos, resistentes a produtos químicos e com vida útil superior a 10 anos.
Podemos afirmar que o pallet plástico é a melhor maneira de evitar a exigência de fumigação, que envolve também custos e trâmites burocráticos. Além disso, o pallet plástico é muito mais higiênico e capaz de garantir a proteção dos produtos e a segurança alimentar.
Você gostou desse artigo? Esclareceu as suas dúvidas sobre a fumigação? Deixe sua opinião nos comentários.
Olá, achei muito interessante a matéria e principalmente a solução.
Gostaria de saber se existe alguma solução para produtos gerais como o aço.
Excelente conteúdo de Pallet de Madeira
Obrigado pelo comentário Daniel!