Infelizmente, os acidentes na indústria farmacêutica são uma realidade na qual precisamos prestar atenção, afinal, esse setor engloba questões químicas, físicas e biológicas, que fazem com que os riscos aumentem consideravelmente.
A boa notícia é que há critérios que podemos seguir para mitigar esses riscos. Com o conhecimento e os equipamentos certos, as chances de acidentes são muito menores e você garante a proteção dos colaboradores na sua empresa.
O gerenciamento de riscos deve ser uma realidade no cotidiano de qualquer indústria. Independente do setor de atuação, é essencial que você saiba como evitar acidentes, conforme abordaremos a seguir!
Como evitar acidentes na indústria farmacêutica?
Por mais que acidentes na indústria farmacêutica muitas vezes fujam do controle dos supervisores, existem algumas atitudes que podem contribuir para minimizá-los. Confira:
Faça uma análise de riscos
O primeiro passo para o gerenciamento é justamente identificar quais são os pontos de risco da empresa. A prática consiste em analisar os processos internos e externos para apontar os fatores que podem trazer algum problema de segurança para os colaboradores.
A análise de riscos envolve a determinação do grau de seriedade de um risco, pois eles podem ter diferentes níveis de comprometimento. Além disso, ela considera todas as práticas diárias dos colaboradores para identificar pontos de melhoria.
A importância dessa análise se dá porque ela é o ponto de partida para implantar protocolos de segurança. Se você não sabe quais são os riscos de acidentes na indústria farmacêutica, fica mais difícil elaborar procedimentos de gestão de crise!
Determine protocolos de segurança
Assim que você mapeia todos os riscos, é hora de determinar os processos que vão diminuir as chances de acidentes. Essa fase engloba também o treinamento dos colaboradores responsáveis por cada etapa.
É comum acreditar que procedimentos de segurança envolvem apenas o momento de crise, porém, a verdade é que a prevenção é muito mais importante nesse momento.
O gerenciamento de riscos na Qualidade (GRQ) faz com que seja imprescindível que a empresa como um todo tenha conhecimento dos procedimentos de higiene e segurança.
Como a indústria farmacêutica lida diariamente com organismos que podem oferecer riscos aos funcionários, é preciso que cada colaborador conheça as normas para garantir um ambiente de trabalho saudável.
Os protocolos de segurança variam de empresa para empresa. Portanto, não existe uma regra única de quais devem ser os seus procedimentos.
A melhor forma de trabalhar nessa fase é conhecendo o seu negócio a fundo para identificar as melhores práticas para evitar acidentes.
Utilize o equipamento apropriado
Trabalhar nessa área faz com que seja obrigatório saber o que são os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Empresas farmacêuticas devem oferecer esses equipamentos gratuitamente para todos os funcionários. Da mesma forma, é obrigação de todos os colaboradores utilizar os EPIs durante a execução de suas tarefas.
Esses equipamentos englobam luvas, toucas, jalecos e outros materiais que previnem que a pele entre em contato com substâncias tóxicas. Eles devem ser sempre individuais. Ou seja, o compartilhamento aumenta os riscos de alguma falha na segurança.
Para garantir que eles estão em perfeitas condições de uso, os EPIs devem ser ter o Certificado de Aprovação válido.
Revise as normas de segurança periodicamente
Por último, não podemos deixar de citar a importância de revisar os procedimentos de segurança com frequência.
Afinal, a realidade de uma empresa muda com muita rapidez, portanto é essencial que os processos sejam atualizados de acordo com cada nova necessidade.
Quais são os principais riscos de acidentes na indústria farmacêutica?
Agora que você já tem uma ideia melhor de como prevenir riscos, vamos falar um pouco sobre quais são as principais causas de acidentes nesse setor.
No aspecto físico, podemos destacar:
- Iluminação inadequada;
- Ruídos;
- Temperatura inadequada;
- Umidade do ar.
Todos esses fatores podem alterar as reações químicas e prejudicar o trabalho dos colaboradores.
Da mesma forma, precisamos prestar atenção aos riscos químicos, que geralmente envolvem a inalação ou contato da pele com substâncias tóxicas, acumulação de resíduos no material de trabalho e disseminação de microorganismos.
Agora você já sabe mais sobre como evitar acidentes na indústria farmacêutica! Caso tenha restado alguma dúvida, deixe um comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo.
pode explicar esses riscos