O setor de alimentos apresenta desafios complexos no transporte e armazenamento de seus produtos, principalmente os perecíveis.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a falta de estrutura é responsável por 50% das perdas que acontecem durante o manuseio e o transporte dos alimentos perecíveis. Por isso, as empresas do setor precisam tomar cuidados especiais com a logística para evitar danos e desperdícios.
Entenda a importância dos cuidados com os produtos perecíveis
No transporte das mercadorias, é preciso levar em consideração as particularidades de cada tipo de produto alimentício. Afinal, o transporte de alimentos perecíveis, como aves, carnes, peixes, ovos, frutas e legumes, exige alguns cuidados especiais.
Esses alimentos diferem em suas características físicas e bioquímicas daqueles produtos considerados como “duráveis” ou “secos”, como grãos, cereais, legumes, sementes oleaginosas, entre outros.
As perdas podem ocorrer em qualquer parte da cadeia de comercialização, desde a colheita até o consumo. Diferentes meios físicos e químicos podem ser utilizados para a redução desses desperdícios. Três etapas principais podem ser consideradas para minimizar as perdas em produtos perecíveis:
- Manutenção da integridade física e fisiológica do órgão destacado da planta, porém, ainda vivo.
- Prolongamento da vida natural por manipulação do estado fisiológico do material ou pela provisão de condições atmosféricas ótimas.
- Seleção de material para armazenamento, devendo o mesmo ser completamente sadio e no estágio ideal de maturação.
Observe a temperatura adequada para os alimentos
A temperatura é o fator ambiental mais importante na conservação de alimentos. Afinal, ela afeta diretamente a respiração, a transpiração e outros aspectos fisiológicos das plantas.
Sabe-se que a cada aumento de 10°C na temperatura ambiente ocorre um aumento de duas a três vezes na velocidade de deterioração dos produtos. Portanto, a temperatura deve respeitar os limites mínimos característicos de cada espécie, a fim de não congelar os seus tecidos e evitar a deterioração.
O processo de refrigeração é indicado para produtos que requerem resfriamento imediato após a colheita e armazenamento sob temperatura controlada. Além disso, cada tipo de alimento demanda uma embalagem específica, capaz de assegurar a sua proteção e conservação.
Saiba como fazer o armazenamento de produtos perecíveis
O local de armazenamento de produtos perecíveis deve estar em ótimo estado de conservação e limpeza. Os produtos devem ser alocados de acordo com a temperatura exigida, data de vencimento, lote, dentre outro fatores.
Os principais objetivos do armazenamento de produtos perecíveis são:
- – Redução da atividade biológica do produto, mantendo a temperatura em níveis que não sejam prejudiciais;
- – Redução do crescimento de microrganismos, mantendo a temperatura baixa e minimizando a umidade superficial do produto;
- – Redução da perda d’água, pela diminuição das diferenças entre a temperatura do ar e a do produto, bem como mantendo elevada umidade no ambiente de armazenamento.
O produto a ser armazenado deve estar na melhor condição e qualidade possíveis, para que possa ter um maior tempo de armazenamento. Para isso, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos:
- – Isenção máxima de danos superficiais, amassamentos, deterioração por doenças, e assim por diante;
- – Isenção de infecção insipiente;
- – Pré-resfriamento e embalagem adequados, feitos imediatamente após a colheita.
Veja como evitar a contaminação no transporte
O transporte de alimentos perecíveis exige alguns cuidados especiais. A seguir, veja algumas recomendações importantes.
- – Procure sempre assegurar a correta ventilação, iluminação, umidade e temperatura da carga, de acordo com as especificidades de cada produto.
- – Esteja atento também ao prazo de validade dos alimentos. Do contrário, carregamentos inteiros podem ser perdidos.
- – A movimentação das mercadorias precisa ser realizada de modo ágil e eficiente, de modo a otimizar as operações, obter um melhor aproveitamento dos espaços e diminuir custos.
- – Garanta que os seus colaboradores tenham o treinamento necessário para saber lidar com os diversos produtos transportados. Deixe claro que a segurança dos produtos é fundamental.
- – Não é aconselhável utilizar o mesmo transporte para alimentos diversos ou substâncias estranhas que possam oferecer algum risco ao produto.
- – As medidas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos para garantir a qualidade da produção e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.
Saiba como escolher os pallets para transporte e estocagem
Na hora de escolher os pallets usados em suas operações logísticas, você deve ficar atento às características do material utilizado, de modo a assegurar a higiene e limpeza em todo o processo.
Uma vantagem do pallet plástico é a capacidade de carga, pois ele se mostra capaz de suportar grandes pesos. Extremamente robusto, esse produto possibilita o empilhamento das caixas, otimizando o espaço nos armazéns.
Os pallets plásticos também são fáceis de higienizar e limpar, o que evita a proliferação de microrganismos e bactérias.
Diferentemente dos pallets de madeira, que armazenam fungos, bactérias e outros agentes contaminantes, o pallet de plástico não é poroso e nem absorve a umidade, o que contribui para evitar contaminações.
Além disso, o pallet plástico possui proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos. Por serem monoblocos, eles não apresentam emendas, pregos ou soldas, o que contribui para evitar acidentes e trazer maior segurança para as operações.
A Tecnotri produz uma linha completa de produtos plásticos rotomoldados em conformidade com as especificações de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da ANVISA e da certificação ISO 22.000.
Tenha mais segurança com os cofres de carga
A produção de alimentos requer cuidados em todo o processo produtivo, seja durante a sua manipulação, transporte ou armazenagem. Afinal, os produtos estão sempre sujeitos a riscos físicos, químicos e biológicos.
Desenvolvidos para segregar materiais incompatíveis e perigosos, os cofres de carga são muito utilizados por transportadoras de alimentos, medicamentos e materiais químicos.
Essas caixas trazem fechos e travas de fechamento para acondicionamento da carga, com a finalidade de segregá-la durante o transporte. Em casos de vazamentos, não ocorre a contaminação do ambiente, pois as substâncias ficam totalmente retidas no interior dessas caixas.
Sem emendas ou soldas, o cofre de carga Tecnotri é atóxico, resistente a agentes químicos e tem proteção antimicrobiana. Ele atende às normas da Anvisa e da Resolução 420 da ABNT para produtos perigosos e tem 10 anos de garantia.
Como vimos, o transporte e armazenamento de produtos perecíveis demandam cuidados especiais para conservar os produtos nas melhores condições possíveis, por um máximo de tempo.
Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como o pallet plástico pode ser utilizado na indústria de alimentos? Acesse este post sobre logística e armazenamento estratégico.
Qual dimensao dessas caixas laranjas, se sao termicas e o preco???
Bom dia André, tudo bem? Possuímos 3 opções de tamanho para os cofres de carga, eles são 115L, 300L e 560L. Temos 2 opções de modelo térmico, o parede tripla e o pró-therm. Você pode conferir as dimensões e especificações de cada um na página do produto a seguir e fazer a cotação do que mais se adequar a sua necessidade. https://tecnotri.com.br/cofres-de-carga/