As empresas que trabalham com a produção de mercadorias devem ficar atentas para garantir que toda a cadeia produtiva seja eficiente, desde o início da produção até a entrega ao cliente final. O planejamento e o controle da capacidade produtiva direcionam as necessidades estratégicas e ajustam os níveis de capacidade em longo prazo.
As falhas nas atividades gerenciais podem causar falta de produtos nos estoques e gerar desequilíbrio entre a oferta e demanda. Quanto mais rapidamente esses problemas forem identificados, mais efetivas serão as medidas corretivas.
Mas você sabe como fazer o planejamento e o controle de produção? Como escolher os pallets mais adequados para os seus processos produtivos? Veja as respostas aqui!
Entenda como funciona o planejamento da produção
O planejamento da produção pode ser definido como um conjunto de atividades gerenciais a serem executadas para viabilizar a produção de um produto. Ele envolve uma série de decisões com o objetivo de definir o que, quanto e quando será produzido, além dos recursos a serem utilizados para esses fins.
Seja a curto, médio ou longo prazo, o planejamento deve ser muito bem elaborado para que não ocorra atividade em excesso, gerando gastos desnecessários, nem atividade insuficiente, o que provoca a falta de produtos em relação à demanda.
O gestor deve definir os fundamentos sobre os quais será organizada a hierarquia do planejamento, deixando os objetivos e as atividades programadas bem claros e mensuráveis.
Ele deve fazer o plano de atividade, finanças e recursos e integrá-los com o padrão das normas de qualidade, segurança e de comunicação. É preciso definir os objetivos, planejar a ação necessária para alcançá-los e o escopo para os quais o projeto foi realizado.
A programação da produção estabelece no curto prazo quanto e quando comprar, fabricar ou montar cada item necessário à composição dos produtos finais.
O planejamento de recursos normalmente baseia-se no plano de produção, mas pode ser orientado por planos de níveis mais elevados, considerando-se aqueles recursos que demoram mais para serem adquiridos.
Por fim, o acompanhamento e controle da produção coleta e analisa dados para garantir que o programa de produção seja executado a contento.
Veja como fazer o controle de produção
Para atender aos níveis de estoque e atender previsões de vendas, a produção deve ocorrer antes que um pedido seja recebido. O tempo de entrega para o cliente é minimizado devido ao fato de haver produtos em estoque. Estoques de segurança são mantidos para enfrentar as oscilações de mercado.
Em meio a um fluxo enorme de dados gerados todos os dias pelos mais diversos setores, é importante contar com um sistema que automatize, selecione e ofereça as principais informações de modo claro e objetivo para a gestão. Desse modo, ela poderá potencializar a produtividade e eficiência, encontrar pontos positivos a serem explorados e brechas que precisam ser reparadas.
Quanto mais cedo as falhas nos processos produtivos forem encontradas, mais rapidamente será possível otimizar a produção e gerar vantagens competitivas.
Saiba como administrar o uso de pallets
Para oferecer melhores soluções logísticas, é muito importante avaliar todas as condições do espaço disponíveis de seu estoque, assim como a arrumação dos pallets. É preciso fazer um planejamento que permita otimizar os carregamentos e movimentações dos produtos, de acordo com as suas produções e os espaços para armazenamento disponíveis.
Existem diferentes métodos de paletização que contribuem para a uma maior organização dos estoques e agiliza os processos, além de infinitas opções de layouts (funcional, em célula, de linha) que podem ser aplicados em seu armazém. Esses sistemas de armazenagem reduzem consideravelmente o espaço utilizado dentro dos armazéns, melhorando a performance das operações, facilitando a movimentação dos produtos e diminuindo gastos.
A escolha do pallet adequado ao tipo de produto a ser armazenado é muito importante. Para encontrar a solução mais adequada, você deve primeiro avaliar a resistência do produto e o seu peso.
Outro recurso importante é a verticalização dos estoques. As estantes conferem maior segurança e estabilidade às cargas, distribuição mais equitativa e qualitativa dos volumes, melhor otimização do espaço físico e maior organização dos itens armazenados. Além disso, essa estrutura permite a manipulação e movimentação dos produtos tanto na posição horizontal quanto na vertical, com o uso de empilhadeiras e outros equipamentos.
Utilize pallets para otimizar o controle do estoque
A maior eficiência do controle de estoque está diretamente relacionada ao modo como os pallets são usados no sistema de armazenagem. Quanto mais organizado for o armazém, mais fácil será ter acesso aos produtos e mais ágil será a movimentação dos produtos.
Amplamente utilizados dentro da logística de transporte e armazenamento, os pallets plásticos rotomoldados permitem que os produtos sejam movimentados com muito mais eficiência e segurança. Eles ajudam a otimizar as operações logísticas, possibilitando maior racionalização e uniformização do local de estocagem, melhor aproveitamento do espaço físico e aceleração dos processos.
Conheça os benefícios dos pallets plásticos rotomoldados
Os pallets rotomoldados contribuem para a automatização da movimentação de mercadorias e para a substituição da mão de obra manual pelas máquinas, reduzindo os custos com contratações, salários e encargos trabalhistas.
Totalmente encaixáveis e monoblocos, esses produtos não apresentam emendas e permitem armazenamento com economia e organização do espaço físico. Além disso, eles podem ser personalizados com cores e logomarca, facilitando assim a sua identificação.
Por ser mais leve e resistente, apresentar peso constante, ter vida útil mais longa e não necessitar de manutenção, o pallet rotomoldado possibilita uma redução de custo de até 75%, em relação aos pallets de madeira. Desse modo, o produto proporciona uma redução significativa nos custos logísticos totais com embalagens não reutilizáveis, em curto prazo.
Como vimos, o bom planejamento e controle da produção possibilita utilizar melhor os recursos disponíveis, facilitar e acelerar os processos produtivos, aproveitar melhor o espaço físico e reduzir custos.