Sempre em busca de novas soluções para otimizar a logística, a Tecnotri desenvolveu um novo pallet de plástico injetado ideal para ser utilizado em estantes e sistemas automatizados de armazenagem e distribuição.
Voltado para os mais diversos setores da indústria, o produto traz benefícios ao meio ambiente, desde o processo de fabricação até ser reciclado, apresentando muitos benefícios em relação ao pallet de madeira. Além disso, ele atende aos requisitos APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) de higienização.
Neste artigo, vamos mostrar os diferenciais do novo pallet plástico injetado. O produto foi apresentado durante reunião do Comitê de Logística Farmacêutica da Abralog, realizada no dia 14/05.
Saiba como foi a reunião do Comitê de Logística da Abralog
A reunião do Comitê de Logística Farmacêutica da Abralog, realizada no dia 14/05/2020, apresentou o novo pallet de plástico injetado da Tecnotri, que também é associada à entidade.
No evento, foi mostrado também um resumo da palestra “Gestão sustentável e riscos na cadeia de suprimento médico, farmacêutico e químico”, proferida por Tatiane Ramos. Integrante do comitê, ela havia proferido essa palestra no final de abril, por modo virtual, para a Escola de Química da Universidad de San Carlos, na Guatemala.
A apresentação abordou temas como logística reversa, legislação dos produtos farmacêuticos, gestão de resíduos farmacêuticos, redução de custos e riscos, implantação de projetos e programas, boas práticas farmacêuticas, economia linear e logística farmacêutica.
Karine Parra, executiva de contas da Tecnotri, explicou algumas das principais vantagens do pallet injetado frente aos de madeira. O pallet de plástico injetado possui alta durabilidade, facilidade de higienização e são leves. Isso torna o manuseio muito mais prático, diferentemente do Pallet de madeira. Ainda, os pallets de madeira facilitam a proliferação de fungos e podem trazer complicações adicionais, pois possuem pregos e soltam lascas.
Tatiane Ramos falou ainda sobre o conceito de Green Suply Chain Management – cujo intuito é minimizar e eliminar os efeitos negativos no meio ambiente. Além disso, ela tratou sobre o Sustainable Supply Chain Management – que é a capacidade da empresa em planejar, detectar e recuperar possíveis riscos globais.
Também participaram da reunião Lisa Palla Tavolaro, da Thermo Fisher; Liana Montemor, do Grupo Polar; Renata Formoso, do Faxe Cargo; Leila Almeida, da Andreani Logística; Clayton Mangini, do Instituto Racine; Claudia Bovo, da Biotech; Mauro Henrique Pereira, do BX Log; e Arlete Gago, da Lifeconex.
Vantagens do novo pallet plástico injetado
Os pallets plásticos injetados são resistentes, atóxicos e com proteção antimicrobiana. Por isso, eles atendem aos requisitos de higienização da APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Esses produtos oferecem imunidade contra fungos e bactérias, devido à presença de aditivos antimicrobianos, e proteção solar UV-14.
Já os pallets de madeira facilitam a proliferação de fungos e bactérias, pois armazenam água e resíduos. Além disso, a madeira, por ser porosa, é mais difícil de lavar e higienizar. Nas operações logísticas, os pallets de madeira podem ainda trazer complicações adicionais. Isso porque eles possuem pregos e soltam lascas, aumentando o risco de acidentes.
Resistentes às variações de temperatura, os pallets plásticos são muito robustos, leves, versáteis e não sofrem alterações nas suas características de pesos e medidas. Além disso, eles são capazes de suportar ambientes com temperatura entre +60° C a e 40° C.
Saiba os benefícios do pallet plástico para o meio ambiente
Um grande diferencial do pallet plástico é trazer benefícios ao meio ambiente, desde o processo de fabricação até ser reciclado. Afinal, esse produto pode ser 100% reprocessado, utilizando a mesma matéria-prima. Por isso, ele pode ser reposto por um valor menor do que o custo inicial.
Este foi o nosso artigo sobre o pallet plástico injetado. Quer ler mais conteúdos como este? Então fique de olho em nosso blog.