Fique por dentro das tendências de logística para 2024

Logistica Para 2024

Você deseja seguir firme nos negócios em 2024? Então, precisa se atentar às tendências e começar a fazer mudanças nas operações, caso necessário. Afinal de contas, para se manter competitivo no mercado, a sua empresa deve continuar buscando por atualizações que tornem os processos mais ágeis, eficientes e seguros. Para se manter bem informado, acompanhe a leitura e descubra quais serão os tópicos relacionados à indústria que estarão em alta no próximo ano.

4 tendências de logística para 2024 que você precisa saber

A seguir, confira os assuntos mais importantes que devem ser implementados na sua empresa para se destacar no próximo ano.

  1. Sustentabilidade

Esse tema já é pauta de todos os setores e estará em alta, cada vez mais. Atualmente, a sustentabilidade já se tornou uma necessidade não negociável. Sociedade, parceiros, clientes e a lei exigem que ela esteja presente nas operações de qualquer segmento.

Na logística industrial, será necessário adotar processos que olhem para o meio ambiente com responsabilidade, como a escolha de espaços de armazenamento que apresentem melhor eficiência energética, a redução de resíduos gerados pela empresa, o investimento em equipamentos recicláveis e até mesmo a criação de rotas alternativas mais sustentáveis.

  1. Automatização e robotização

Especialmente para grandes empresas, onde a operação ocorre 24 horas por dia, esses dois itens devem ser levados em consideração. Robôs autônomos em armazéns, sistemas de triagem automatizados para acelerar as operações serão cada vez mais comuns. 

Além disso, a Inteligência Artificial (IA) está chegando no setor para ser uma aliada na otimização de rotas de entrega, prever demandas e aprimorar a gestão de estoque. O uso de blockchain na cadeia de suprimentos também será um dos recursos procurados pelas indústrias. O objetivo é fornecer maior segurança nas transações, contratos e registros de transporte, evitando fraudes e erros.

  1. Foco na experiência do cliente

Mesmo com o crescimento do universo digital, oferecer uma excelente experiência ao cliente é uma questão cada vez mais importante. Portanto, tudo que possa contribuir para o melhor atendimento e suporte aos consumidores é bem-vindo. Opções de entrega flexíveis, rastreamento em tempo real e comunicação transparente são alguns exemplos.

  1. Uso do plástico na logística

Investir em pallets plásticos no setor logístico acaba sendo uma ótima alternativa para quem deseja aumentar a eficiência das operações e ir ao encontro das tendências. Isso porque esse produto atende às rigorosas medidas sanitárias e às normas regulamentadoras, além de serem resistentes, duráveis e sustentáveis.

A Tecnotri segue o que é tendência

Pensando em soluções inovadoras e novas possibilidades, desenvolvemos produtos que seguem o que está em alta no setor industrial. Os nossos pallets plásticos foram desenvolvidos exatamente para contribuir com a eficiência das operações, sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente.

Para você ter uma ideia, um pallet de madeira dura de dois a três anos, enquanto o plástico dura mais de 10 anos. Outro ponto importante é que esse material pode ser 100% reprocessado, se transformando em uma peça nova. 

Além disso, o nosso pallet plástico rotomoldado (Super Roto®) favorece a logística reversa – que reduz o impacto ambiental e social causado pelos resíduos, de acordo com as exigências da legislação –, pois tem identificações expressivas de posse, que fornecem informações para o gerenciamento do pallet com agente de cargas e empresa exportadora ou com fluxo de material inter-company.

Em nossos pallets plásticos, você ainda pode implementar o sistema RFID (Radio Frequency Identification) – em português, Identificação por Radiofrequência. A tecnologia serve para identificar cada produto em uma cadeia logística, além de registrar informações e rastrear a mercadoria, promovendo o controle do estoque.

Em resumo…

  • Sustentabilidade, tecnologia, experiência do cliente e pallet plástico são quatro tópicos que ganham cada vez mais relevância e se tornam tendências para a logística industrial em 2024.
  • A Tecnotri segue as inovações do mercado, oferecendo soluções sustentáveis, eficientes e que vão ao encontro da tecnologia.

Acompanhe mais novidades

Permaneça em nosso blog e confira os assuntos que estão sendo abordados no mercado industrial.

O que você achou deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×