A uva de mesa é uma cultura muito sensível a danos mecânicos. Por isso, alguns cuidados são necessários para garantir a eficiência no processo de colheita. Afinal, a qualidade final das frutas está diretamente ligada com os cuidados na colheita, no manuseio e no transporte do produto.
Procedimentos de higiene e cuidado no manuseio contribuem para a obtenção de frutos de elevada qualidade e com segurança alimentar, sem aumento de custo para o produtor.
Mas você sabe quais são os principais cuidados recomendados na colheita da uva? Por que o uso de contentores de plástico rotomoldados é tão importante? Confira a seguir!
Os cuidados necessários na colheita da uva
Pode-se verificar a maturação das uvas a partir do teor de sólidos solúveis, associando-o a atributos como aparência, cor, textura e sabor, além da contagem de dias a partir da brotação. Com o acúmulo de água e açúcar, elas começam a ganhar volume, até que atingem o estágio ideal para a colheita.
Na prática, os principais fatores para determinação do ponto de colheita são o teor de sólidos solúveis (chamado Brix) e a relação entre sólidos solúveis e a acidez titulável. Segundo as normas internacionais, o teor mínimo de sólidos solúveis para a colheita é de 14,0 Brix. Mas, para as variedades Itália, Rubi e similares, recomenda-se uma relação mínima de 15:1.
Além disso, outros cuidados são necessários para uma boa colheita:
- No caso de área irrigada, recomenda-se a redução da quantidade de água disponível, para evitar a turgidez excessiva das bagas, o que as torna mais suscetíveis aos danos no manuseio
- Para avaliar as condições gerais do fruto, pode-se também aferir o diâmetro das bagas, o tamanho e formato dos cachos e o teor de sólidos solúveis
- O produtor deve programar as colheitas, avaliando a mão de obra e o material necessários
- Os contentores bins devem estar limpos, sanitizados e forrados com material macio, flexível e lavável. Além disso, deve-se tomar o cuidado de não deixar em seu interior restos de cultura ou quaisquer materiais que possam danificar ou contaminar as uvas
- Deve-se distribuir os contentores ao longo das linhas de plantio, apoiando-os em posição inclinada no caule das plantas, evitando o contato direto com o solo.
- Os colhedores e operadores devem ser treinados para exercer adequadamente suas funções
- Deve-se realizar a colheita nas horas mais frescas do dia, evitando os dias chuvosos ou a incidência de orvalho sobre os frutos.
- Os colhedores devem ter as mãos limpas e as unhas cortadas, além de usar luvas sempre que possível
- Após a colheita, deve-se manter os contentores à sombra e transportá-los ao packing-house o mais rapidamente possível. Desse modo, é possível evitar a desidratação das uvas, o ressecamento dos engaços e o desprendimento das bagas (degrana).
Entenda como os contentores bins ajudam na colheita da uva
Um grande avanço na cultura da uva foi possibilitado com a utilização dos contentores de plástico rotomoldado, conhecidos como bins, capazes de carregar cerca de 400 quilos de uva.
Produzidos com plástico rotomoldado, os contentores bins são leves, resistentes, atóxicos, inalteráveis a agentes químicos e resistentes a temperaturas de + 60°C a – 40°C. Esses produtos favorecem as condições de higiene no transporte e armazenamento das frutas, pois possuem proteção antimicrobiana e evitam a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, eles possuem aditivo UV14 e proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos.
Um trator com um garfo acoplado pode remover facilmente esses grandes recipientes de plástico da lavoura, possibilitando a diminuição do trabalho braçal e trazendo uma economia de 30% para a colheita.
Além disso, é importante que os contentores seguem as especificações das normas sanitárias da Anvisa (ABNT 1642) e as boas práticas de fabricação (BPF), fundamentais na indústria de alimentos. O bin, que não é furado, gera a mesma quantidade de mosto que uma caixa de 18 quilos de uva.
Outra vantagem dos contentores rotomoldados é sua versatilidade no uso, pois eles são leves, duráveis e fáceis de higienizar. Feitos para uso no solo, eles podem ser facilmente movimentados com paleteira ou empilhadeira.
Empilháveis, leves e versáteis, os contentores bin se destacam ainda pela grande durabilidade – em média, 10 anos –, um tempo mais longo que as caixas de madeira antes usadas na produção da uva. Além disso, esses recipientes são monobloco, ou seja, não possuem emendas, pregos, ou farpas, por isso, não requerem manutenção específica e contribuem para a redução de custos operacionais, viabilizando um rápido retorno do investimento em sua aquisição.
Diferenciais dos pallets plásticos Super Roto
Além dos contentores bins, os pallets plásticos rotomoldados Super Roto Tecnotri são ideais para a cultura da uva e os mais indicados para a produção de bebidas e alimentos.
Alguns dos maiores benefícios do contentor plástico em relação ao velho pallet de madeira são a higiene, durabilidade e praticidade de manuseio. Os pallets plásticos Super Roto recebem proteção antimicrobiana e aditivo UV14, que evita a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, eles permitem o contato direto com as frutas, o que é fundamental na indústria de alimentos.
Leve, atóxico e fácil de higienizar, esse produto também tem aditivo UV14 e proteção antimicrobiana. Sem emendas ou soldas, eles possuem quatro entradas, com abas de 2 cm, face vazada, duas longarinas, deslizador e runner.
Além disso, são fáceis de transportar, os pallets plásticos rotomoldados possuem abas que auxiliam no transporte e armazenagem dos alimentos. Evitando que as caixas deslizem sobre os pallets. As faces vazadas possibilitam a drenagem e escoamento de líquidos que podem se acumular durante o armazenamento dos produtos alimentícios.
Esses produtos, fabricados em plástico rotomoldado de alta densidade, são resistentes ao congelamento e podem ser utilizados em ambientes com temperaturas entre -35ºC e 60ºC.
Capacidade de carga dos contendores bins na colheita de uva
Outra vantagem do pallet plástico é a capacidade de carga, pois ele se mostra capaz de suportar grandes pesos. Extremamente robustos, esses produtos possibilitam o empilhamento das caixas. Além disso, por serem monoblocos, eles não apresentam emendas, pregos ou soldas, o que contribui para evitar acidentes e trazer maior segurança para as operações.
Outro diferencial importante é que os pallets plásticos são até 70% mais leves e resistentes que os pallets de madeira, além de serem 100% recicláveis e atóxicos. Por sua vez, os pallets de madeira são mais pesados e apresentam variações no peso, que pode aumentar em até 30% quando expostos à umidade e à chuva. Por isso, os pallets plásticos possibilitam um custo até 75% menor que dos pallets de madeira.
Como vimos, o uso de contentores bins na colheita de uva contribui para garantir a qualidade das frutas, boas condições de higiene, segurança alimentar e aumento de produtividade.
Você gostou desse artigo? Continue lendo sobre o assunto: Novas tecnologias na colheita de uva
Estou em busca de bin plástico para colheita de limão .
Olá, tudo bem? Nossa equipe pode entrar em contato para entender se nossos bins atendem a sua necessidade!