A logística é um fator determinante para a competitividade de uma empresa. Ela contribui para aumentar a eficiência e reduzir gastos no processo produtivo, evitar atrasos nas entregas e assegurar a satisfação clientes. A fim de alcançar os melhores resultados, um bom planejamento logístico é fundamental. Em seguida, conheça a importância do planejamento logístico.
Saiba o que é planejamento logístico
O planejamento logístico possibilita criar novos métodos e estratégias para redução de custos e maior efetividade nos resultados, por meio da identificação de oportunidades de otimização dos processos.
Ele envolve a escolha de quais são as técnicas, inovações, tecnologias e mecanismos capazes de controlar as variáveis envolvidas e conseguir a melhor otimização possível no setor.
Para criar um bom planejamento para a sua empresa, você deve oferecer aos seus clientes produtos de boa qualidade por um baixo custo e assumir o compromisso de entregá-los com rapidez e em estado impecável. Portanto, para isso, o setor de logística deve priorizar a eficiência em seus processos e estar alinhado com os demais setores da empresa.
Saiba como fazer o planejamento logístico
O planejamento pode ser visto como uma pirâmide dividida em três níveis: estratégico, tático e operacional. Cada parte da pirâmide implica um tipo de planejamento a ser realizado.
Estratégia: em primeiro lugar, a base da pirâmide é a fase responsável pelos mais importantes planejamentos de uma empresa. Nela, são decididas as estratégias principalmente em longo prazo, de acordo com a missão da empresa. Essa estratégia é depois repassada de modo simplificado para ser aplicada com o planejamento tático.
Tática: em segundo lugar, os objetivos e metas do planejamento estratégico são traduzidos em ações. O planejamento prático deve ser dividido para cada um dos departamentos da empresa, como compras, vendas, marketing, etc. Os gerentes devem pensar na melhor maneira para coordenar e gerenciar ações para que os responsáveis pelo operacional consigam colocar em prática o planejamento estratégico que a alta direção deseja.
Operacional: Esta fase trata da execução das tarefas e operações que os gerentes responsáveis pela estratégia tática solicitaram para que fossem realizadas.
Para transformar os objetivos e metas elaborados pela direção da empresa em ações práticas realizadas pela equipe operacional, é preciso preparar fluxos de processos adequados e aplicá-los na gestão da cadeia de fornecimento em todas as instâncias. Isso desde a etapa de conexão com o fornecedor da matéria-prima até a entrega do produto final para seu consumidor.
Desse modo, a empresa será capaz de manter o foco no planejamento dos principais processos logísticos (transporte, estoque, movimentação e armazenagem) que necessitam de maior atenção para alcançar os melhores resultados.
Veja como organizar o seu planejamento logístico
O planejamento logístico pode ser separado principalmente em três partes:
- * Logística de entrada (inbound)
- * Logística interna
- * Logística externa (outbound)
A Logística de entrada é o fluxo de matérias-primas entregues à sua empresa para serem usadas no processo produtivo. O planejamento decide o melhor modo de manter os fluxos regulares e contínuos de fornecedores, de modo a otimizar estrategicamente a cadeia de suprimento da empresa.
Já a logística interna é a circulação das matérias-primas dos produtos no processo de fabricação e dos produtos acabados dentro de uma empresa. Essa fase engloba todos os fluxos, movimentações físicas e operações de apoio que são realizadas dentro do armazém. O planejamento busca eliminar todas as tarefas que não contribuem com o valor agregado ao produto.
Por fim, a logística externa é o transporte dos produtos acabados. Essa fase envolve as etapas de embalagem, expedição, manutenção e transporte. O seu objetivo principal é garantir o recebimento do produto de acordo com os critérios de qualidade e validade, a fim de manter uma relação de confiança entre comprador e fornecedor. Para isso, o planejamento deve determinar como as entregas serão efetuadas dentro do prazo pelo fornecedor.
Saiba quais questões devem ser observadas
O planejamento logístico deve atentar para quais pontos no processo de produção, transporte e armazenagem podem ser otimizados. Deve-se sempre ter uma visão da cadeia de produção como um todo, e não só do processo de logística. Em sua elaboração, alguns pontos devem observados:
- * Escolher fornecedores confiáveis
- * Fazer uma gestão de estoque eficiente, equilibrada, sem trabalhar com uma quantidade muito grande ou muito pequena de produtos;
- * Buscar a eficiência do processo de transportes, buscando um bom custo-benefício;
- * Utilizar pallets adequados;
- * Escolher as melhores rotas para entrega dos produtos;
- * Utilizar embalagens corretas a fim de garantir a integridade do seu produto até o cliente final;
- * Determinar prazos aceitáveis e manter o objetivo de cumpri-los todo o tempo;
- * Estabelecer comunicação constante não só com os demais setores da empresa, mas também com parceiros;
- * Estar atento aos indicadores gerados pelo setor, observando-os sistemicamente;
- * Manter o foco na satisfação do consumidor.
Entenda a importância dos pallets para a logística
Atualmente, os pallets encontram-se no centro da cadeia de abastecimento, permitindo o transporte de bens desde o início da produção até a recepção dos produtos pelo cliente final.
Ao escolher os pallets para utilização em suas operações logísticas, você deve ficar atento às características dos materiais que são produzidos, de modo a assegurar a higiene DOS PRODUTOS ACONDICIONADOS e SANITIZAÇÃO DO PALLET em todo o processo.
Uma vantagem do pallet plástico é a capacidade de carga, pois ele se mostra capaz de suportar grandes pesos. Extremamente robusto, esse produto possibilita o empilhamento das caixas, contribuindo assim para otimizar o aproveitamento do espaço físico.
Monobloco, o pallet plástico pode ser produzido com dimensões personalizadas, desenhos ergonômicos e capacidades de carga variadas. Por isso, ele oferece maior versatilidade de uso, resistência, durabilidade e segurança nos fluxos logísticos.
Além disso, o sistema de paletização torna o sistema de armazenagem mais ágil, prático e econômico, possibilitando maior aproveitamento da área de estocagem, melhor organização do espaço físico e mais velocidade na verificação e conferência das cargas.
Como vimos, o planejamento logístico é uma ferramenta fundamental para otimizar os processos logísticos de uma empresa, de modo a aumentar a eficiência, reduzir custos e assegurar a satisfação dos clientes.
Você entendeu a importância do planejamento logístico? Quer saber mais sobre a importância dos pallets para agilizar os processos logísticos? Então leia este artigo!