Uma das dificuldades enfrentadas pelo setor agrícola brasileiro é a logística. O país é um dos maiores produtores do mundo, mas ainda apresenta problemas na estrutura das operações de estoque, transporte e distribuição dos produtos.
Muitas vezes, falta informação por parte do produtor, o que faz com que ele cometa alguns erros e tenha prejuízos em seu negócio. No artigo de hoje, entenda a importância de uma logística agrícola eficiente e como é possível melhorar os processos para otimizá-la. Confira!
Por que investir na logística agrícola?
Independentemente do segmento, ter uma boa logística é parte essencial para garantir resultados positivos. Na agricultura, não poderia ser diferente! Ao investir na operação, é possível promover maior produtividade na lavoura e no escoamento dos cultivos.
Para você ter uma ideia, são diversas as tarefas envolvidas nesse setor:
– Compra dos insumos;
– Armazenamento;
– Transporte da produção;
– Estoque dos cultivos;
– Distribuição dos produtos.
Ou seja, a logística agrícola, também chamada de logística rural, é a gestão de todos os processos de uma propriedade. Portanto, exige organização para uma operação efetiva.
Desafios no transporte e armazenamento de insumos agrícolas
A logística rural enfrenta diversos desafios, entre eles o transporte dos insumos. A movimentação das cargas é uma dificuldade, principalmente em algumas regiões do Brasil onde as alternativas de modal são reduzidas e não atendem às exigências da operação.
Outro problema é a perecibilidade dos produtos. Com a utilização de equipamentos adequados, é possível adequar a umidade e a temperatura na hora do armazenamento, aumentando o ciclo de vida da mercadoria, no entanto, ainda existem riscos.
Por isso, é necessário criar um planejamento para o manuseio, o armazenamento e o transporte ser mais eficiente. Desenvolver estratégias que otimizem a logística é a solução para que as operações aconteçam de maneira adequada.
Como otimizar a logística rural e facilitar o transporte de insumos?
O armazenamento incorreto de insumos agrícolas e falhas no momento da distribuição podem reduzir a produção de uma safra, gerando prejuízos para a propriedade. Para evitar problemas, busque por soluções inteligentes e mais eficazes. Confira algumas boas práticas que ajudam a otimizar a logística:
Tenha um planejamento em mãos
Apesar de estarmos falando da logística rural de um modo geral, você precisa planejar as operações da sua empresa de acordo com as necessidades do seu segmento. Por exemplo, os cuidados com o cultivo de sementes são diferentes de quem trabalha com agrotóxicos, por exemplo.
Com um planejamento, é possível se adequar a todas as normas exigidas para armazenamento e estocagem de produtos, analisar as medidas de transporte e prever possíveis riscos.
Invista no armazenamento e no local de estocagem
Conforme as necessidades de cada insumo, realize investimentos no local de armazenagem e nos equipamentos utilizados para a função. Isso evita a perda de produção e promove maior organização em todo o processo logístico.
Organize o transporte
A forma de transporte e os equipamentos utilizados para isso são essenciais para manter a qualidade dos produtos, evitando prejuízos e riscos de acidente. Opte por opções de modal e tipos de veículo apropriados à sua produção.
Confira os equipamentos Tecnotri que podem ajudar na logística agrícola
A Tecnotri conta com uma linha de produtos agrícolas para facilitar o transporte e o armazenamento de insumos. Soluções práticas, resistentes e duráveis! Clique aqui e saiba mais!