Atualmente, o pallet plástico rotomoldado já é muito usado internamente em muitos setores industriais, como o alimentício e farmacêutico, por atender às normas sanitárias e garantir a higiene e segurança dos produtos.
Porém, muitas empresas de embalagens que são fornecedoras dessas indústrias ainda não usam os pallets plásticos, e sim os ultrapassados pallets de madeira, que dificultam a higiene e sanitização.
Por isso, os cuidados de segurança e higiene recomendados devem ser observados não apenas pelas indústrias, mas também por seus fornecedores e parceiros. Afinal de contas, as contaminações podem ocorrer em todas as etapas do processo – até antes mesmo de as embalagens e matérias-primas chegarem à indústria.
O uso de pallets adequados é fundamental, até porque algumas normas de segurança, como a BRC, exigem o uso de pallets plásticos tanto para os processos internos quanto externos das empresas. Portanto, a norma abrange desde os fornecedores de embalagens até as redes varejistas.
Neste artigo, vamos mostrar as vantagens de se utilizar o pallet plástico rotomoldado em todo o processo produtivo.
Entenda a importância de utilizar pallets adequados
Trabalhar com produtos alimentícios e farmacêuticos envolve muitos riscos. Para limitar o risco de contaminação por vírus e bactérias, a indústria e os seus fornecedores precisam observar normas de higiene rígidas.
Por isso, é melhor utilizar pallets plásticos do que de madeira no transporte e armazenamento desses produtos. Isso porque os pallets de madeira em que embalagens, ingredientes e matérias-primas ainda são frequentemente transportados podem ter lascas e cavidades ou cantos escondidos onde poeira e umidade podem se acumular. Além disso, as unhas ou pontas afiadas também podem causar danos ao produto. Felizmente, existe uma alternativa mais segura: os pallets de plástico.
Em muitas indústrias, como alimentos e medicamentos, o uso de pallets de madeira não é permitido no interior da fábrica. Isso significa que aquelas matérias-primas, ingredientes ou materiais de embalagem entregues em pallets de madeira precisam ser depois transferidos para pallets plásticos. Isso requer mais tempo e trabalho, e também aumenta o risco de danos e de contaminação.
Conheça as exigências da norma BRC
A BRC (British Retail Consortium) é uma norma global para segurança de alimentos. Ela é exigida por clientes em todo o mundo, principalmente quando se trata da segurança de alimentos.
A BRC tem por objetivo garantir a segurança alimentar de produtos e embalagens, desde fornecedores até às redes varejistas. A norma foi criada para estabelecer alta padronização para empresas e redes de comércio, de modo a reduzir os riscos e aumentar a segurança nos processos. Portanto, ela estabelece regras tanto para os processos internos quanto para o trato com fornecedores e clientes.
De acordo com a BRC, a madeira não deve ser usada em áreas onde os produtos são armazenados, exceto onde essa matéria-prima é um requisito do processo (por exemplo, na maturação de produtos em madeira). Porém, mesmo onde o uso de madeira não pode ser evitado, deve haver monitoramento contínuo da condição desse material para garantir que está em boas condições, livre de danos e contaminações.
Vantagens do uso de pallets plásticos rotomoldados
Características como durabilidade, segurança, higienização, resistência e sustentabilidade tornam o uso desses produtos recomendáveis em todo o processo produtivo.
Diferentemente dos pallets de madeira, que armazenam fungos, bactérias e outros agentes contaminantes, o pallet de plástico não é poroso e nem absorve a umidade, o que contribui para evitar contaminações.
A sua superfície lisa e impermeável permite a aplicação de agentes de limpeza e desinfetantes. Desse modo, evita-se a proliferação de microrganismos e bactérias, que podem comprometer a qualidade dos alimentos.
Esses produtos também podem conter proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos. Além disso, eles são atóxicos, resistentes a produtos químicos e não absorvem umidade, o que evita a contaminação dos produtos.
Outra vantagem é que as suas peças têm estrutura monobloco, sem emendas, pregos ou soldas. Portanto, o seu acabamento é uniforme, com cantos arredondados, sem arestas ou pontos de contaminação. Tudo Isso contribui para evitar acidentes e traz maior segurança para as operações.
Principais vantagens dos pallets Super Roto:
- Livres de fungos e bactérias
- Resistentes a temperaturas de -35ºC a 60ºC
- Versatilidade de uso e aplicação
- Fáceis de higienizar
- 100% recicláveis
- 10 anos de garantia
- Produzidos em conformidade com as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a certificação ISO 22.000
Como vimos, o pallet plástico rotomoldado é o mais indicado para ser usado na indústria, por favorecer as condições de higiene e segurança e estar de acordo com normas como a BRC.
Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre as vantagens do uso de pallets plásticos na indústria?