Além da preocupação com a sustentabilidade, a medida é uma maneira de evitar as faltas de água em períodos de estiagem.
A exemplo de outros estados do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, Santa Catarina também adotou uma lei que obriga novas construções a instalarem cisternas para captação de água da chuva, ou seja pra o reúso de água.
Florianópolis, a capital do Estado, também aprovou no início de 2016 uma lei municipal semelhante. Todas as novas edificações comerciais e residenciais com área acima de 200 m² construídas no município devem ter captação de água das chuvas para reúso. A lei ainda afirma que a água deve sofrer tratamento que a torne própria para uso em atividades que não exijam água potável.
Medidas estas fundamentais para a conservação da água, pois a grande concentração populacional nas cidades causam uma demanda cada vez maior. No verão esta demanda aumenta ainda mais e, consequentemente, aumentando também o desperdício de água potável, visto que é utilizada em atividades que poderiam ser realizadas com água de reúso.
A água de reúso pode ser utilizada em atividades como por exemplo:
- agricultura e jardinagem;
- limpeza de casas, ruas e calçadas;
- lavagem de automóveis;
- descarga sanitária.
Por isso é tão importante o uso de cisternas, uma solução prática e eficiente que gera benefício tanto para a natureza quando para o bolso.
As cisternas são reservatórios compactos e podem ser utilizadas em casas, condomínios, construções, entre outros. Na Tecnotri você encontra cisternas com capacidades de 150, 600, 1000 e 1050 litros que se adaptam a qualquer espaço.
Conheça os modelos de cisternas verticais Tecnotri e faça a sua parte com práticas de utilização consciente da água potável.
Conheça os modelos
Gestão de economia…