Em julho de 2023, a norma ABNT NBR 14725 sofreu algumas atualizações. Novas diretrizes foram incorporadas a essa regulamentação, que diz respeito ao segmento químico.
Você já conferiu as mudanças? Se ainda não, saiba tudo sobre o tema ao longo do texto. Fique atento, pois o não cumprimento da norma pode levar consequências à sua empresa.
Antes, descubra o que é a NBR 14725
A NBR 14725 é uma norma publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e aborda a maneira como os produtos químicos devem ser embalados, para garantir a segurança, tanto do conteúdo quanto dos colaboradores. Por isso, todas as empresas do segmento precisam estar atentas aos seus requisitos e atualizações.
O compilado de exigências dessa norma auxilia compradores a armazenarem e manusearem os produtos sem riscos à sua saúde. Além disso, ajuda os usuários a utilizarem as mercadorias sem comprometer o meio ambiente.
Por que a NBR 14725 precisou ser atualizada?
Com o objetivo de fornecer informações mais claras a respeito dos perigos relacionados a substâncias químicas e misturas, a Comissão de Estudo de Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente Relacionados a Produtos Químicos (CE-010:101.005), do Comitê Brasileiro de Química (ABNT/CB-010), realizou a revisão da NBR 14725.
O intuito é garantir ainda mais a segurança de trabalhadores, consumidores e meio ambiente.
Quais foram as mudanças da NBR 14725?
A nova versão trouxe diferentes mudanças, entre as principais:
– Unificação da norma em um único documento, dividido em sete capítulos e contendo dezessete anexos;
– Atualização do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS);
– Alteração dos critérios de classificação para várias classes de perigo;
– Implementação de duas novas classificações de perigo, tais como “explosivos dessensibilizados” e “perigosos à camada de ozônio”;
– Atualização dos requisitos para rotulagem de pequenas embalagens e produtos de uso interno;
– Adição e/ou atualização de novas frases de perigo e precaução;
– Renomeação do documento de Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) para Ficha de Dados de Segurança (FDS).
Qual é o prazo para alterar os requisitos da nova versão da NBR 14725?
As indústrias têm o prazo de 24 meses para se adequarem às novas regras. Após esse período, as empresas ficam sujeitas a multas e prejuízos judiciais. Isso porque, ao não seguir os requisitos, a organização coloca o consumidor, os seus colaboradores e o meio ambiente em risco.
Em resumo…
- A NBR 14725 é uma norma que diz respeito ao armazenamento de produtos químicos e como os quais devem ser embalados.
- O objetivo dessa norma é garantir a segurança de colaboradores e consumidores e do meio ambiente.
- A NBR 14725 foi atualizada em julho de 2023. Entre as mudanças, podemos citar a implementação de duas novas classificações de perigo e alterações dos requisitos para rotulagem de pequenas embalagens.
- As empresas devem estar atentas às mudanças e se atualizarem, para não correr o risco de serem multadas.
Saiba mais
Continue acompanhando o nosso blog para conferir informações e novidades como essa.