Sua empresa está preparada para a indústria 4.0?

Indústria 4.0 Braço Robótico

A chamada indústria 4.0 se caracteriza por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico. Tecnologias como a robótica, a inteligência artificial e a internet das coisas (IoT) asseguram a otimização dos processos e o aumento da qualidade.

A Indústria 4.0 traz um impacto sobre a produtividade, a redução de custos, o controle sobre o processo produtivo e a customização da produção, permitindo aumentar a produtividade e reduzir custos em menos tempo.

Entenda o que é a indústria 4.0

Baseada na inteligência das máquinas e o fim das fronteiras entre os mundos físico e digital, a indústria 4.0 envolve tecnologias como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, armazenamento em nuvem, robótica avançada, entre outras. Ela representa transformação profunda sobre a produtividade, a redução de custos, o controle sobre o processo produtivo, a customização da produção, dentre outros.

A indústria 4.0 nasceu na Alemanha, em 2011, durante a Feira de Hannover, por iniciativa do governo alemão, que tinha como objetivo aumentar a produtividade e a competitividade da indústria do país e recuperar a sua participação no valor agregado da indústria global.

Essa nova era representa uma 4ª revolução industrial – a primeira aconteceu nos anos 1700, com a descoberta do vapor, a segunda em 1800, com a eletricidade, a terceira em 1900, com a computação.

Saiba como funcionam as novas tecnologias

As máquinas são cada vez mais capazes de realizar o processo de produção, avaliar seu desempenho e atuar de modo inteligente.

A Internet das coisas (Internet of Things – IoT) permite conectar equipamentos, por meio da internet, para integrar o funcionamento de nossos periféricos em um único lugar, por meio de sensores e softwares. Com essa tecnologia, dispositivos e máquinas podem conversar entre si e ser acessados remotamente, proporcionando maior agilidade nas linhas de montagem e uma maior integração em toda a cadeia de suprimentos.

O Big Data é uma estrutura sistematizada e digitalizada capaz de extrair informações, avaliar o desempenho das máquinas e oferecer aos gestores relatórios sobre o panorama atual, de modo preciso e imediato.

A internet na nuvem (cloud computing) permite enviar todos os dados gerados para um único banco de dados virtual, o que implica em redução de custo, tempo e aumento de eficiência.

A robótica possibilita aumento da produção e significativa redução de custos.

As ferramentas de simulação computacional fornecem uma visão plena do mundo físico adaptado ao virtual, que possibilita a simulação da realidade e facilita a tomada de decisões.

Veja como está 4ª revolução industrial no Brasil

Para se destacar na corrida dessa revolução industrial e acompanhar o ritmo dos países desenvolvidos, o Brasil ainda terá que enfrentar grandes desafios. A indústria representa hoje menos de 10% do PIB e o país ocupa atualmente a 69ª posição no Índice Global de Inovação. O avanço da Indústria 4.0 no país depende de maior conhecimento por parte das empresas dos benefícios da digitalização.

A indústria brasileira ainda tem grandes possibilidades de crescimento com a migração da indústria para o conceito 4.0. Segundo levantamento da ABDI, a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano. Para se ter uma ideia da defasagem de nossa indústria, precisaríamos instalar cerca de 165 mil robôs industriais para nos aproximarmos da densidade robótica atual da Alemanha.

Para competir com as grandes empresas do mercado internacional, as empresas brasileiras precisam dispor das mesmas tecnologias. A incorporação de tecnologias digitais é fundamental para o aumento da produtividade e para o crescimento do País.

Porém, a transição para a Indústria 4.0 não ocorrerá de modo gradual, de acordo com fatores econômicos e estratégicos e a capacitação tecnológica da indústria. As empresas de grande porte do país já estão atentas para a necessidade de acompanhar as mudanças – 73% já aderiram à indústria 4.0, ainda que em estágio inicial de implantação.

Além disso, o mercado de trabalho precisa de mais profissionais especializados em campos de conhecimento como robótica, produção industrial automatizada, técnicos em eletrônica e em mecânica e engenheiros mecatrônicos.

Veja como implementar a indústria 4.0

Para saber por onde começar, você precisa avaliar as necessidades da sua empresa. Qual é o problema mais urgente? Quais processos você precisa melhorar? Qual é a área mais defasada? Qual setor terá mais chances de aumentar o lucro da empresa?

A partir dessa avaliação, escolha um ponto específico e comece a investir em tecnologias da indústria 4.0. Mas tenha como foco os problemas que a sua empresa precisa solucionar, e não as tecnologias que gostaria de adquirir. Escolha uma área específica da empresa e faça um projeto piloto, que traga soluções para um problema determinado.

Comece fazendo investimentos para solucionar problemas pequenos e bem definidos. Desse modo, você poderá observar os resultados para fazer as mudanças gradativamente.

Como vimos, a indústria 4.0 traz ferramentas capazes de otimizar os processos, aumentar a produtividade e reduzir custos. As grandes empresas brasileiras já estão investindo nessas novas tecnologias, e a sua empresa deve se preparar para acompanhar as mudanças e se manter competitiva no mercado.

O que você achou deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.