A Pepsico Guarulhos, que trabalha exclusivamente na produção da bebida achocolatada Toddynho, utiliza pallet plástico rotomoldado em todo o processo de produção do produto, que conta com rígidos padrões de qualidade, para assegurar a qualidade de seus produtos.
As soluções de transporte da Pepsico foram desenvolvidas pela Tecnotri exclusivamente para a empresa. Elas foram implementadas no estoque de big bag de açúcar (1200 kg) em dive-in. Antigamente esse estoque era feito em pallet CHEP de madeira, mas apresentavam problema de quebra de pallet, rasgo de big bag e, principalmente, com fiscalização da Anvisa.
O estoque de big bag utiliza em torno de 500 pallets e gira em cerca de três dias. O uso de pallet plástico rotomoldado em vez de pallets CHEP possibilitou uma economia de R$ 3,00 por mês para cada pallet.
Saiba como é a produção do Toddynho
Na chegada, os bags de açúcar já são colocados em pallets de plástico rotomoldado e depois são direcionados para o sistema de armazenagem dinâmico drive-in, onde permanecem por aproximadamente três dias.
Em seguida, os big bags alimentam um silo que abastece a produção de Toddynho. Após esse abastecimento, o pallet é higienizado e retorna para o processo de recebimento dos bags.
Na produção é adicionado o cacau, que entra na linha após transferência de pallet de madeira para o pallet de plástico (amarelo Tecnotri). Nessa transferência, a embalagem externa do saco de cacau é retirada, por questão de limpeza. Além do cacau, adiciona-se o leite, que chega à fábrica em granel.
Evite a contaminação no transporte de alimentos
Para evitar a contaminação dos alimentos, os fabricantes devem adotar boas práticas de fabricação, controle integrado de pragas, procedimentos padrões de higiene operacional e análise de perigos e pontos críticos de controle.
A adoção de boas práticas de fabricação é um requisito da legislação vigente. Suas orientações devem ser aplicadas em todos os pontos da cadeia produtiva. Como a recepção da matéria-prima, processamento, embalagem e transporte de produtos, passando pela seleção de fornecedores, treinamento de manipuladores, qualidade da água.
Conheça as regras da Anvisa
A Anvisa determina que os alimentos devem ser armazenados de forma a impedir a contaminação e a proliferação de microrganismos. O local de armazenamento deve ser limpo, com os alimentos mantidos ou separados por tipo ou grupo sobre pallets ou estrados, que devem ser bem conservados e limpos.
Uma vez que pode ser lavado e higienizado, o pallet plástico rotomoldado é o mais indicado para evitar contaminações, atendendo às exigências sanitárias da Anvisa.
Previna a invasão de pragas
A presença de pragas urbanas, como ratos, formigas, pombos e baratas, deve ser evitada a todo custo e monitorada rigorosamente. Deve-se atentar-se para o fato de que algumas vezes, ainda que o local esteja limpo e com boa infraestrutura, as pragas podem invadir a fábrica. Isso acontece quando o transporte é feito de modo inadequado, em caixas de papelão e pallets de madeira.
A análise de perigos e dos pontos críticos de controle deve levar em conta os riscos físicos, químicos e biológicos a que estão sujeitos os alimentos desde a produção da matéria-prima, suprimento e manuseio até fabricação, distribuição e consumo do produto acabado – o que inclui o transporte e armazenamento de matérias-primas e produtos acabados.
Como vimos, o pallet plástico rotomoldado é mais higiênico, prático e atende às normas sanitárias. Portanto, é mais adequado para ser utilizado na indústria alimentícia. Os pallets plásticos vêm sendo adotados pelas maiores empresas de alimentos. Como é o caso da Pepsico, que reduziu custos, aumentou a eficiência do processo produtivo e proporcionou maior segurança e higiene para os alimentos.
Você gostou desse artigo? Já sabia da importância do pallet plástico para a indústria alimentícia? Deixe seu comentário!