COMUNICADO DE IMPRENSA
INDUSTRY 4.0 FUND INVESTE NA TECNOTRI
Novo investimento para o fundo de Private Equity do Quadrivio Group.
Rototech adquire o controle da Tecnotri, empresa brasileira especializada em rotomoldagem.
Milão, 10 de novembro de 2022.
O Quadrivio Group adquire, através da Rototech, o controle da Tecnotri Indústria de Plásticos SA, empresa brasileira especializada em rotomoldagem.
Desde 2019, a Rototech é uma das seis empresas do portfólio do Fundo Indústria 4.0 – private equity do Grupo Quadrivio que investe em inovação tecnológica e na transição digital de PMEs. A empresa é especializada na produção de depósitos de combustível e de Ad Blue, além de sistemas de aspiração de ar e de outros componentes para veículos industriais, máquinas agrícolas e de movimentação em terra. A Rototech tem hoje uma presença internacional significativa, com fábricas na Itália, França, Índia e Rússia, às quais se soma uma importante parceria na China. A empresa, com sede em San Gillio (Turim), volta a confirmar, por meio desta nova operação de add-on, a sua vocação para a exportação, reforçando ainda mais a sua presença no mercado internacional e ampliando assim a gama de produtos oferecidos.
Em 2021, a Rototech também adquiriu uma participação majoritária na Carbon Cylinder: uma start-up inovadora especializada na produção de tambores de plástico envoltos em filamento de carbono para armazenamento de gases técnicos e médicos e que, a partir de setembro de 2022, iniciou a produção de tambores de tipo IV em carbono. Além disso a estratégia de crescimento da Rototech conta com a inclusão de um novo CRO, bem como da participação de Salvatore Mazzarella (Leonardo) no Conselho de Administração.
A Tecnotri por sua vez, é uma empresa brasileira com sede industrial no Estado de Rio Grande do Sul, especializada na produção de soluções para rotomoldagem, destinadas a aplicações industriais para movimentação de materiais e armazenagem de materiais agrícolas, dentre outros. A empresa, com mais de 20 anos de mercado, desenvolve produtos sob medida para os seus clientes graças a uma capacidade de design colaborativo que lhe permite criar um produto com a forma e tamanho pretendidos. Em 2021 a Tecnotri gerou 5 milhões de euros de receitas, quase o dobro em comparação com os 2,7 milhões de 2019, com uma margem em termos de Ebitda igual a 1,5 milhões de euros (30% de margem Ebitda), demonstrando assim uma boa rentabilidade e uma grande capacidade de crescimento e desenvolvimento.
A Rototech partilhará o know-how relativo ao setor automotivo truck e máquinas agrícolas com a Tecnotri, ampliando assim a sua capacidade produtiva com investimentos em máquinas e equipamentos destinados a satisfazer as necessidades dos clientes do mercado brasileiros. A Rototech já recebeu novas encomendas, atualmente geridas na Itália, que serão transferidas para a nova participada nos próximos meses. A proximidade da unidade produtiva do mercado consumidor local permitirá melhorar as margens e a qualidade do serviço. A aquisição abre à Rototech o mercado automotivo brasileiro, com um impacto no volume de faturamento e uma rentabilidade superior a 20%.
Leonardo Segat, fundador e presidente do Conselho de Administração da Tecnotri, manterá uma participação minoritária. A atual gestão continuará a conduzir a empresa no seu caminho de crescimento, mas dentro de um sólido grupo internacional.
“O fundo Industry 4.0 da Quadrivio continua a valorizar a participada Rototech após a entrada na cadeia do hidrogênio com a Carbon Cilinder. Desta vez, assumindo o papel de protagonista no encurtamento das cadeias de valor”, declarou Roberto Crapelli, Managing Partner do Industry 4.0 Fund, que acrescentou: “De fato, com a aquisição da Tecnotri, empresa brasileira que atua no setor de soluções plásticas com tecnologia de rotomoldagem, poderá fornecer as fábricas brasileiras dos seus próprios clientes (OEM). Apesar da conjuntura, a Rototech registrou um aumento de 15% do seu faturamento nos primeiros oito meses de 2022, confirmando a competitividade das suas tecnologias e produtos.”
Leonardo Salazzari, CEO da Rototech, comentou a operação da seguinte forma: “Estamos muito satisfeitos por podermos integrar no Grupo uma empresa jovem e inovadora como a Tecnotri. O mercado sul-americano de Truck e Agriculture oferece hoje muitas oportunidades que a Rototech pretende aproveitar de imediato, por meio desta nova aquisição que se segue à da Carbon Cylinder e que projeta o Grupo no mundo da mobilidade sustentável, tornando a sua estratégia ainda mais atual e interessante.”
“Há mais de 20 anos a Tecnotri é uma referência brasileira em soluções para rotomoldagem. Neste importante momento, com imenso entusiasmo, anunciamos que a partir de 2022 passaremos a fazer parte da família europeia do Grupo Rototech. Numa operação global, expandiremos a nossa linha de produtos que, a partir de 2023, será integrada com amplas soluções no setor automotivo”, afirma Leonardo Segatt, fundador e Presidente do Conselho de Administração da Tecnotri. “Vamos crescer juntamente com a Rototech, já presente em países como Itália, França, China, Rússia e Índia. Reafirmamos que toda a operação no Brasil, que inclui a unidade industrial de Vila Maria (RS) e os centros de distribuição de Campinas (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), será ampliada, mantendo a gestão atual.”
A Rototech e o Industry 4.0 Fund foram apoiadas na due diligence legal e na definição dos aspetos contratuais pelo Escritório de Advocacia Vicenzi Advogados (Advogados Fabio Vicenzi, Marlano Goulart e Gustavo Hermes). A due diligence financeira e fiscal foi acompanhada pelo escritório de São Paulo da Deloitte Touche Tohmatsu (Nivaldo Meldo e André Bastos). As empresas também foram apoiadas na operação, na qualidade de deal advisor, pela Nash Advisory (Giovanni Panigada, Roberto Simonato, Simone Giarratana e Giorgio Barbero).
CONTACTOS INDUSTRY 4.0 FUND
Maria Pompilio
communication@industry4zerofund.com m.pompilio@quadriviogroup.com Tel. +39 02 89093758 +39 334 9297977
Quadrivio Group | Industry 4.0 Fund
Quadrivio Group | Industry 4.0 Fund Quadrivio Group é uma empresa ativa no mundo dos Investimentos Alternativos. O Grupo opera na Private Equity há mais de 20 anos. O Industry 4.0 Fund investe na digitalização de PME, apoiando-as no crescimento internacional e na adoção de tecnologias 4.0. A equipe de gestão é composta por Alessandro Binello, Walter Ricciotti, Roberto Crapelli e Pietro Paparoni, com o apoio de um Sênior Advisor Board altamente especializado. Até hoje, o Industry 4.0 Fund investiu no F&DE Group, empresa líder em serviços relacionados com a restauração hoteleira (fedegroup.it); na Rototech, empresa italiana que projeta e fabrica componentes plásticos para os setores industrial, agrícola e de construção (rototech.it); na EPI, uma empresa “click and brick” que gere as lojas físicas e online oficiais dos melhores clubes de futebol italianos (episrl.it) e que no ano passado assumiu a Calcioshop, especializada na venda de equipamentos de futebol (calciooshop.it); na Texbond, uma das principais operadoras europeias na produção de têxteis não-tecidos dedicados ao mundo da higiene (texbondspa.com); na Soft N.W., especializada na produção e distribuição de têxteis não tecidos para o mundo da agricultura e construção (softnw.com) e na Ska (skapoultryequipment), especializada na produção de sistemas para avicultura (skapoultryequipment.com).
Informações: quadriviogroup.com | industry4zerofund.com
ROTOTECH S.r.l.
A Rototech S.r.l. nasceu em 1916 como uma empresa metalmecânica, foi fundada por Oreste Accornero Senior. Hoje, a empresa está sediada em San Gillo (Turim), onde projeta e produz com a técnica de rotomoldagem componentes plásticos para os setores de veículos industriais, agrícola e de construção. O principal produto é representado pelo reservatório de ureia. A Rototech tem sede em Itália e estabelecimentos na França, Índia e na Rússia, além de uma importante parceria na China. A empresa possui mais de 450 funcionários em todo o mundo.
Informações: www.rototech.it
TECNOTRI INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS LTDA.
A Tecnotri foi fundada em 2001 em Vila Maria – Rio Grande do Sul, como empresa especializada na produção de diversos tipos de contentores de plástico para aplicações industriais como movimentação de materiais ou armazenamento de material agrícola através da tecnologia de rotomoldagem. A empresa desenvolve produtos sob medida para os seus clientes, graças a uma capacidade de design colaborativo que lhe permite criar um produto com a forma e tamanho pretendidos.
Informações: www.tecnotri.com.br
Fontes:
<https://www.quadriviogroup.com/it/media/rassegna-stampa/quadrivio-con-rototech-shopping-sudamerica-nel-gruppo-entra-tecnotri> Acesso em 14/11/2022.
<https://www.quadriviogroup.com/it/media/rassegna-stampa/rototech-quadrivio-group-acquisisce-la-brasiliana-tecnotri> Acesso em 14/11/2022.