Desenvolvida para promover a segurança dos alimentos, a FSSC 2.2000 comprova que a empresa segue todos os requisitos necessários para assegurar a qualidade de seus produtos. Por ser reconhecida em todo o globo, as indústrias alimentícias têm buscado cada vez mais conquistar essa certificação.
A seguir, você vai entender tudo sobre ela e qual é a sua relação com a ISO 22.000, uma norma da Organização Internacional de Normalização (ISO), que visa prevenir perigos na produção de alimentos.
O que é a FSSC 22.000?
A sigla FSSC refere-se a Food Safety System Certification, que significa Certificação de Sistema de Segurança Alimentar. Ela tem o objetivo de assegurar qualidade na produção e na distribuição de alimentos, gerenciando riscos em todos os processos existentes em uma indústria alimentícia.
A certificação FSSC 22.000 pode ser aplicada em todos os setores que envolvem produtos perecíveis, como:
- Itens hortícolas (de horta);
- Alimentos de origem animal perecíveis;
- Ingredientes alimentares;
- Embalagens alimentícias;
- Produtos com vida útil longa em temperatura ambiente.
A partir dessa norma, certifica-se que os alimentos fornecidos pela empresa são seguros para serem comercializados aos consumidores.
Como obter a certificação FSSC 22.000?
A indústria deve estar cumprindo todos os requisitos definidos pela norma e, então, entrar em contato com um órgão certificador. Uma auditoria é feita para verificar e avaliar se a empresa está seguindo todas as normas. Se sim, o certificado é obtido.
Vale ressaltar que, caso a sua organização já siga as regras da ISO 22000, é muito mais fácil obter a FSSC 22000. Basta implementar algumas exigências adicionais solicitadas pela FSSC 22.000.
Quais são as vantagens em conseguir se certificar?
A certificação FSSC 22000 proporciona maior facilidade em gerenciar os sistemas de segurança para alimentos. Confira as vantagens:
- Maior credibilidade empresarial perante os clientes e parceiros;
- Precisão na identificação, na avaliação e no controle de riscos;
- Criação de uma gestão eficiente, capaz de promover os requisitos de qualidade, segurança de alimentos e conformidade legal;
- Fornecimento de meios para monitorar a qualidade dos alimentos.
Qual é a relação entre FSSC 22.000 e ISO 22000?
Uma complementa a outra. Isso porque a certificação FSSC 22.000 é baseada na ISO 22000, que tem o objetivo de prevenir riscos com a produção de alimentos.
A ISO serve para aprimorar os processos de segurança de alimentos em indústrias do ramo. Por meio dos requisitos que ela apresenta, é possível controlar toda a cadeia de produção, evitando perigos e garantindo a qualidade dos itens.
Em resumo, a ISO 22000 é o caminho para quem deseja obter a certificação FSSC 22.000, já que as suas normas precisam ser implementadas para a empresa ser certificada.
Para memorizar…
- A FSSC 22000 é uma certificação que tem o objetivo de assegurar qualidade na produção e na distribuição de alimentos.
- Ao ter essa certificação, a sua empresa passa a ter mais credibilidade e segurança em todos os processos da cadeia produtiva.
- Para obter a FSSC 22000, é necessário implementar todos os requisitos da ISO 22000, norma que também diz respeito à segurança dos alimentos nas indústrias do ramo.
Acompanhe outros artigos
Acesse o nosso blog para conferir matérias sobre normas regulamentadoras e muito mais!