Você já deve ter ouvido falar dos contentores plásticos, mas talvez não saiba como eles são usados na prática.
Normalmente, esse tipo de produto é utilizado em frigoríficos, para aumentar a produtividade e a segurança das operações. Mas o seu uso vai além, podendo ser uma ótima alternativa também para diferentes indústrias alimentícias.
Acompanhe a leitura e entenda mais sobre a versatilidade dos contentores plásticos e como eles fazem a diferença na sua empresa.
O que são contentores plásticos?
Também chamados de contentores bins, são produtos desenvolvidos em plástico rotomoldado, permitindo o contato in natura com os alimentos. Extremamente robusto, apresentam fácil manuseio e higienização.
Além de garantir maior segurança aos processos logísticos, reduzem os acidentes de trabalho e gastos com manutenção. Versáteis, se adaptam a diferentes aplicações dentro das operações logísticas de uma indústria.
Em quais segmentos da indústria os contentores podem ser utilizados?
A versatilidade dos contentores é um de seus diferenciais. Portanto, pode ser incluído em vários segmentos, como:
Frigoríficos
Além da necessidade de higiene, o controle de temperatura é outro ponto importante para o armazenamento de carnes.
Ao utilizar contentores bins, as indústrias podem ficar despreocupadas, pois eles possuem isolamento térmico, evitando que as mudanças de temperatura alterem o conteúdo interior.
Além disso, os contentores atendem a todas normas exigidas no segmento de frigoríficos.
Pescados
Muitas vezes, os pescados acabam sendo descartados por adquirirem fungos vindo de equipamentos mal desenvolvidos. No caso dos contentores, não há esse problema!
A Tecnotri oferece um contentor bin de 600 litros na versão térmica, que conta com parede tripla, dois runners e travas na tampa para garantir a fixação e o sistema de drenagem.
Essas características aumentam a conservação dos alimentos e ainda facilitam o processo de limpeza.
Alimentício
No geral, a produção de alimentos tem como algumas de suas principais exigências a segurança e a higiene. Portanto, os contentores plásticos conseguem armazenar e transportar os produtos sem o risco de contaminações.
Além disso, como são equipamentos monoblocos, ou seja, sem emendas ou soldas, permitem uma higienização mais fácil e eficaz.
Hortifruti
Frutas, legumes, plantas e outros insumos agrícolas também podem ser transportados e armazenados em contentores plásticos. No caso da uva, por exemplo, os bins favorecem as condições de higiene no transporte e armazenamento da fruta.
E mais: esses grandes recipientes de plástico são facilmente removidos da lavoura por um trator com um garfo acoplado, reduzindo o trabalho braçal e trazendo uma economia de até 30% para a colheita.
Qual é a importância dos contentores bins para atender às normas regulamentadoras?
Os bins se adequam a todas as normas de higiene e segurança exigidas nas indústrias alimentícias, entre elas:
Nacionais:
– Anvisa;
– BPF (Boas Práticas de Fabricação);
– FSSC 22000 (certificação de segurança de alimentos baseado na norma ISO 22000);
– Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
Internacionais:
– GMP (Good Manufacturing Practices);
– HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos);
– FDA (Federal Drug Administration).
Para você ter uma ideia, a própria Anvisa recomenda o uso de equipamentos resistentes, impermeáveis e lisos para armazenar alimentos, embalagens e recipientes — o que é atendido pelos contentores plásticos rotomoldados.
Vale ressaltar que os cuidados na produção de alimentos envolvem todos os processos: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega dos produtos. Ao investir nos bins, é possível ter a certeza de estar seguindo os requisitos solicitados pelas normas regulamentadoras e órgãos reguladores, tanto em relação à higiene e preservação dos alimentos, quanto à segurança para os colaboradores.
Em resumo…
- Os contentores plásticos rotomoldados são a alternativa certa para atender às demandas logísticas de diferentes áreas do segmento alimentício;
- Essa versatilidade de aplicação é possível, pois os equipamentos apresentam fácil manuseio e higienização, atendendo às normas sanitárias;
- Os bins permitem o contato in natura com os alimentos, além de possuírem isolamento térmico, evitando que as mudanças de temperatura alterem o conteúdo interior.
- Dessa forma, os contentores aumentam a produtividade e a eficiência das operações.
Confira outros conteúdos
Quer saber mais sobre os contentores plásticos? Em nosso blog, você encontra diferentes artigos a respeito do assunto.