Dentro das operações logísticas, as indústrias estão sempre buscando alternativas que facilitem os processos — seja para aumentar a produtividade, garantir maior ergonomia aos colaboradores ou para atender às normativas de seu segmento.
Nesse contexto, o pallet é um dos principais equipamentos, independentemente do setor. Há alguns anos, os modelos em madeira vêm sendo substituídos pelos pallets plásticos rotomoldados ou de metal, ambos muito mais resistentes do que o primeiro. Mas, e entre eles, qual é o melhor?
A seguir, confira a resposta para essa pergunta. Boa leitura!
Pallet de metal: quais são as suas características?
Robustos e duráveis, os pallets de aço ou metal são utilizados em diversos segmentos da indústria, comércio e logística.
Eles são conhecidos por sua alta resistência e capacidade de suportar grandes cargas, sendo ideais para empresas que demandam um transporte seguro e eficiente de produtos pesados ou de grande volume. Normalmente, indústrias automotivas, metalúrgicas, químicas, agrícolas e do setor de logística investem nesse tipo de pallet.
Suas principais características são:
– Alta resistência e durabilidade: os pallets de metal são bastante resistentes. No entanto, além de serem mais pesados (em comparação aos pallets rotomoldados), geram muitos acidentes de trabalho, apresentando riscos de cortes nas mãos. Outro ponto é que os pallets de metal exigem um certo cuidado ao movimentá-los, pois podem danificar o solo ou a estrutura do local.
– Capacidade de suporte: como falamos, os pallets de metal são capazes de suportar pesos muito elevados, o que os torna perfeitos para a movimentação de mercadorias pesadas, como peças metálicas, produtos químicos ou maquinários.
– Resistência à corrosão: embora muitos pallets de metal recebam revestimentos especiais, como galvanização para evitar a corrosão, a vida útil gira em torno de um ano. A partir disso, o pallet começa a enferrujar, aumentando os custos de manutenção.
– Reutilização e reciclagem: após o fim da sua vida útil, o metal pode ser reciclado, o que contribui para a sustentabilidade do processo logístico.
– Segurança: pela sua estrutura sólida, os pallets de metal oferecem uma alta segurança durante o transporte e o armazenamento, minimizando riscos de quebras ou danos.
Pallet de plástico rotomoldado: quais são as suas características?
Mesmo sendo menos robustos quando falamos em capacidade de carga, em comparação aos modelos de aço, os pallets de plástico rotomoldado oferecem diversas vantagens que os tornam ideais para muitos tipos de operações.
Seus principais diferenciais são:
– Resistência à corrosão e à umidade: os pallets rotomoldados não sofrem danos por condições ambientais, como umidade, água ou produtos químicos.
– Facilidade de limpeza: fáceis de higienizar, podem ser utilizados para segmentos que exigem altos padrões de limpeza, como indústrias alimentícias e de medicamentos.
– Durabilidade: mesmo sendo mais leves do que o metal, os pallets plásticos são projetados para resistir ao impacto e suportar cargas moderadas a altas, dependendo do modelo. Também são muito resistentes ao desgaste, podendo ser reutilizados por um longo período.
– Resistência química: o plástico rotomoldado ainda é resistente a muitos produtos químicos e, por isso, atende às demandas de empresas desse segmento.
– Sustentabilidade: fabricados com materiais recicláveis, contribuem com o meio ambiente e ainda podem ser reutilizados ao final de sua vida útil.
– Variedade de modelos e tamanhos: estão disponíveis em diferentes modelos, tamanhos e capacidades, permitindo a sua adaptação a diferentes necessidades logísticas e de armazenagem.
Quais são as principais diferenças entre os pallets de metal e os plásticos?
Entenda, de forma prática e resumida, as particularidades de cada um deles e veja por que o pallet plástico ainda pode ser mais vantajoso:
Confira mais algumas vantagens dos pallets plásticos rotomoldados
Os pallets plásticos, especificamente aqueles produzidos a partir do processo de rotomoldagem, como os da Tecnotri, apresentam ainda outros benefícios, além dos citados anteriormente, como:
- Monobloco e não possui emendas;
- Impede a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com alimentos in natura, atendendo às exigências sanitárias e às Boas Práticas de Fabricação;
- Suporta variações de temperatura de -35°C a 60°C sem sofrer variação de peso e cor;
- 100% recicláveis e reprocessáveis;
- Customizáveis e personalizáveis.
Veja mais diferenciais do pallet rotomoldado em nosso blog
Continue por aqui e confira outros artigos sobre pallet plástico rotomoldado e como ele pode ajudar a sua empresa a ser muito mais produtiva.