Com o passar do tempo, a preocupação com a segurança do trabalhador ganhou maior atenção, tendo em vista que um dos direitos fundamentais é a dignidade humana. Nesse contexto, normas regulamentadoras entraram em cena, para proporcionar maior qualidade de vida aos colaboradores, especialmente em atividades de alto risco nos segmentos da indústria.
A partir das NRs, os profissionais passaram a ter a saúde assegurada por lei. Entre elas, a NR 17, que diz respeito às técnicas de ergonomia, para fornecer melhores condições de trabalho. É sobre ela que vamos falar no artigo de hoje! Continue a leitura e entenda por que ela é importante para a sua empresa e como a Tecnotri pode ajudar o seu negócio a ficar de acordo com a lei.
O que é a NR 17?
A NR 17 é conhecida como a “norma da ergonomia”. Foi aprovada pela Portaria MTb n.º 3.214/1978, com redação dada pela Portaria MTPS n.º 3.751, em 23 de novembro de 1990. Os seus requisitos estabelecem padrões para prevenção de doenças, a fim de assegurar a saúde e o bem-estar das pessoas.
O objetivo da NR 17 é fazer com que as empresas realizem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, permitindo, assim, o máximo de conforto e desempenho para que possam operar suas atividades de maneira segura.
Por que a NR 17 é importante?
- Esforços repetitivos;
- Levantamento de cargas;
- Atividades realizadas em pé durante toda a jornada de trabalho;
- Monotonia.
Vale ressaltar que a falta de processos que aprimorem a ergonomia no trabalho podem, além de prejudicar a saúde do colaborador, gerar baixa produtividade às empresas. Sendo assim, o não cumprimento da NR 17 só traz desvantagens ao seu negócio.
Qual é a obrigatoriedade da NR 17?
Essa norma é destina-se a todos os trabalhadores e empresas, independentemente do segmento. Quando falamos de ergonomia, vale para qualquer ambiente de trabalho, seja qual for o cargo ou a atividade.
A NR 17 surgiu exatamente para preservar a saúde do funcionário, reduzindo esforços físicos, mentais e psicológicos na hora de desempenhar a função.
Como se aplica a NR 17 nas empresas?
Confira brevemente o que a NR 17 determina:
Levantamento e transporte individuais de carga/materiais
A primeira regra da NR 17 diz respeito às condições individuais para o levantamento e o transporte de cargas e tem preocupação especial com jovens de 14 a 18 anos e mulheres. A empresa é responsável por:
- Avaliar as questões ergonômicas das atividades dos colaboradores;
- Entender o profissional que irá executar essa função;
- Fornecer equipamentos de transporte adequados para reduzir os impactos na saúde do funcionário, investindo em produtos ergonômicos e que atendam ao trabalho realizado.
Mobílias e equipamentos dos postos de trabalho
As mobílias do ambiente também devem garantir a integridade física dos colaboradores. Portanto, as mesas de trabalho precisam fornecer o seguinte:
- Condições para manter uma postura adequada;
- Boa visualização;
- Altura e características compatíveis com a atividade;
- Distância mínima entre a visão e o foco da atividade, preservando a visão, o pescoço e a coluna;
- Móveis com dimensões que possibilitem movimentação;
- Pedais ou suporte para os pés para garantir postura e ângulo adequados;
- Assento com altura ajustável e com encosto adaptável à região lombar.
Condições ambientais de trabalho
Essa regra denomina-se à iluminação e ao grau de barulho do ambiente de trabalho. Os níveis de ruído, por exemplo, devem seguir as determinações da NBR 10152. A temperatura das salas também precisa ser avaliada, assim como a iluminação, que deve ser distribuída de maneira uniforme e difusa.
Organização do trabalho
Para seguir essa regra, a empresa deve-se levar em consideração os pontos que dizem respeito “às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado”. Ou seja, a empresa precisa verificar algumas questões para efetivar a NR 17:
- As normas de produção;
- O modo operatório;
- A exigência de tempo;
- A determinação do conteúdo de tempo;
- O ritmo de trabalho;
- O conteúdo das tarefas.
Assim, devem ser estabelecidas regras dentro da empresa, como pausas para descanso, tempo de jornada de trabalho, entre outras questões relacionadas.
Quais são as consequências do descumprimento da NR 17?
Não estar de acordo com os requisitos apresentados pela NR 17 pode trazer diversos prejuízos à sua empresa, entre eles processos trabalhistas e ressarcimentos, em casos de acidentes de trabalho.
Além do impacto financeiro, existem outros fatores conectados que também podem ter consequências. Quando um colaborador não possui ferramentas adequadas para exercer suas funções, a produtividade é diretamente afetada.
Ao descumprir a NR 17, situações de afastamento por doenças, tanto físicas como emocionais, tendem a crescer. Isso influencia na produção e até mesmo na imagem da marca, já que trabalhar em uma empresa onde as condições são ruins é uma péssima propaganda.
Como a Tecnotri pode ajudar a sua empresa a estar de acordo com a NR 17?
A Tecnotri possui equipamentos desenvolvidos especificamente para atender a diferentes normas regulamentadoras, dentre elas a NR 17. Com soluções inovadoras e sustentáveis, a empresa fornece o que há de melhor para a sua empresa e para os seus colaboradores terem o melhor desempenho em suas funções, com ergonomia e segurança. Conheça a linha de produtos e saiba mais.