A sua indústria lida com o transporte de cargas perigosas? Então, você sabe que cuidados específicos são muito importantes. Para garantir a segurança do meio ambiente, das vias públicas e das pessoas envolvidas nesse processo.
Para isso, existem algumas regras para seguir, como a resolução 420 ANTT. Já ouviu falar sobre ela? Quer saber do que se trata e como a Tecnotri pode ajudar o seu negócio a se adequar a essa norma? Confira a resposta a todas essas perguntas ao longo do texto.
O que é uma carga perigosa?
As cargas perigosas incluem todo conteúdo que seja explosivo, como gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosos, infecciosos, radioativos, corrosivos ou poluentes.
Sendo assim, representam riscos aos trabalhadores, ao patrimônio público ou privado e ao meio ambiente.
O que é a resolução 420 ANTT?
Em função desses perigos, criou-se uma lei que determina a específica identificação, acondicionamento, etiquetagem, empacotamento e documentação desses produtos. Trata-se da resolução 420 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com os itens prescritos na resolução, a classificação de uma mercadoria como perigosa para o transporte realizada pelo fabricante ou expedidor orientado por ele. É necessário atentar-se aos requisitos descritos no Manual de Ensaios e Critérios (ST/SG/AC.10/11 Rev. 3), publicação da Organização das Nações Unidas (ONU).
A resolução 420 da ANTT também substituiu diversas portarias do Ministério dos Transportes voltadas ao tema. A partir de abril de 2004, ela passou a vigorar e trouxe instruções. Envolvendo definições, unidades de medidas, classificações, disposições relativas às embalagens, procedimentos, documentos e exigências relacionadas ao transporte terrestre de produtos e/ou resíduos perigosos.
Cofres de carga: a opção certa para transportar cargas perigosas
De acordo com as regras determinadas na regulamentação da ANTT, as cargas perigosas precisam estar segregadas em cofres de carga, para garantir a estanqueidade dos produtos.
Além disso, é proibido transportar simultaneamente no mesmo veículo diferentes produtos que apresentam riscos, exceto quando as mercadorias são compatíveis ou estão separadas em equipamentos adequados.
Os cofres de carga são caixas com fechos para armazenar produtos (perigosos ou não) e têm o objetivo de segregá-los para manter a segurança durante o transporte. Além disso os cofres de carga, tem longa vida útil e são muito versáteis, com alta resistência às variações de temperatura e são utilizados para armazenar produtos após o transporte.
Como a Tecnotri pode ajudar a sua empresa a estar de acordo com a resolução 420 da ANTT?
A Tecnotri oferece cofres de carga com travas de fechamento que são ideais para a movimentação de substâncias controladas e listadas na regulamentação da ANTT. Além disso, atendem às normas ABNT NBR 16242, Classes 1, 2 e 3, e instruções da Anvisa sobre cargas perigosas.
Distribuidoras e transportadoras de medicamentos, materiais químicos, cosméticos, alimentos, insumos animais e humanos, produtos eletrônicos, entre outros, usam esse equipamento foi especialmente desenvolvido para segregar itens incompatíveis e que podem apresentar possíveis riscos à saúde.
Produzido em plástico rotomoldado, o cofre de carga Tecnotri é altamente resistente e imune a agentes químicos. Em casos de vazamentos ou derramamentos, não ocorre a contaminação do ambiente e nem de outros produtos, pois o material perigoso fica totalmente retido no interior do cofre.
Outros pontos positivos é que não possui emendas ou soldas, é empilhável e paletizável, e até mesmo movimentato por paleteira ou empilhadeira, o que facilita os processos da logística. Conte com os cofres de carga e assegure o transporte de produtos perigosos em um mesmo container.
Saiba mais sobre os cofres de carga Tecnotri
Acesse o site da Tecnotri e confira mais detalhes dos cofres de carga. Fique atento à legislação e garanta a segurança dos seus colaboradores, evitando multas e demais problemas.
Senhores, essa resolução (420) foi revogada pela Resolução ANTT 5.232/16, que também foi revogada pela Resolução ANTT 5947/21 que entrou vigor em 1º de julho de 2021.
Olá Sérgio, tudo bem? Muito obrigado pela observação!
Boa noite,
Tudo bem?
Posso transportar 100kg de material classificado sem colocar os painéis de simbologia
Olá, tudo bem?
Para cargas de até 100 kg de produtos perigosos, é possível que não seja necessária a sinalização com painéis de segurança e rótulos de risco no veículo. No entanto, essa dispensa está condicionada a critérios específicos, como a classe do produto, tipo de embalagem e modo de acondicionamento. É fundamental consultar as Instruções Complementares anexas à referida resolução para verificar se a sua carga se enquadra nas exceções previstas.
Recomenda-se também verificar se há regulamentações adicionais ou específicas para o tipo de produto transportado, pois algumas substâncias podem exigir sinalização independentemente da quantidade. Para informações detalhadas, consulte a Resolução ANTT nº 5.998/2022 e suas Instruções Complementares, disponíveis no site oficial da ANTT.