Resolução 420 ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres): saiba o que é e como se adequar a ela

Resolucao 420

A sua indústria lida com o transporte de cargas perigosas? Então, você deve saber que é preciso ter cuidados específicos, para garantir a segurança do meio ambiente, das vias públicas e das pessoas envolvidas nesse processo.

Para isso, existem algumas regras a serem seguidas, como a resolução 420 ANTT. Já ouviu falar sobre ela? Quer saber do que se trata e como a Tecnotri pode ajudar o seu negócio a se adequar a essa norma? Confira a resposta a todas essas perguntas ao longo do texto.

O que é considerado uma carga perigosa?

As cargas perigosas incluem todo conteúdo que seja explosivo, como gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosos, infecciosos, radioativos, corrosivos ou poluentes. 

Sendo assim, representam riscos aos trabalhadores, ao patrimônio público ou privado e ao meio ambiente.

O que é a resolução 420 ANTT?

Em função desses perigos, foi criada uma lei que determina a específica identificação, acondicionamento, etiquetagem, empacotamento e documentação desses produtos. Trata-se da resolução 420 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

De acordo com os itens prescritos na resolução, a classificação de uma mercadoria como perigosa para o transporte deve ser realizada pelo fabricante ou expedidor orientado por ele. É necessário seguir os requisitos descritos no Manual de Ensaios e Critérios (ST/SG/AC.10/11 Rev. 3), publicação da Organização das Nações Unidas (ONU).

A resolução 420 da ANTT também substituiu diversas portarias do Ministério dos Transportes voltadas ao tema. A partir de abril de 2004, ela passou a vigorar e trouxe instruções que envolvem definições, unidades de medidas, classificações, disposições relativas às embalagens, procedimentos, documentos e exigências relacionadas ao transporte terrestre de produtos e/ou resíduos perigosos.

Cofres de carga: a opção certa para transportar cargas perigosas

De acordo com as regras determinadas na regulamentação da ANTT, as cargas perigosas precisam estar segregadas em cofres de carga, para garantir a estanqueidade dos produtos. 

Isso porque é proibido transportar simultaneamente no mesmo veículo diferentes produtos que apresentam riscos, salvo casos em que há compatibilidade entre as mercadorias ou se estiverem separadas em equipamentos adequados.

Os cofres de carga são caixas com fechos para armazenar produtos (perigosos ou não) e têm o objetivo de segregá-los para manter a segurança durante o transporte. Além disso os cofres de carga, possuem longa vida útil e são muito versáteis, apresentam alta resistência às variações de temperatura, podendo inclusive ser utilizados para armazenar produtos após o transporte.

Como a Tecnotri pode ajudar a sua empresa a estar de acordo com a resolução 420 da ANTT?

A Tecnotri oferece cofres de carga com travas de fechamento que são ideais para a movimentação de substâncias controladas e listadas na regulamentação da ANTT. Além disso, atendem às normas ABNT NBR 16242, Classes 1, 2 e 3, e instruções da Anvisa sobre cargas perigosas.

Utilizado por distribuidoras e transportadoras de medicamentos, materiais químicos, cosméticos, alimentos, insumos animais e humanos, produtos eletrônicos, entre outros, esse equipamento foi especialmente desenvolvido para segregar itens incompatíveis e que apresentam possíveis riscos à saúde.

Produzido em plástico rotomoldado, o cofre de carga Tecnotri é altamente resistente e imune a agentes químicos. Em casos de vazamentos ou derramamentos, não ocorre a contaminação do ambiente e nem de outros produtos, pois o material perigoso fica totalmente retido no interior do cofre.

Outros pontos positivos é que não possui emendas ou soldas, é empilhável e paletizável, podendo ser movimentado por paleteira ou empilhadeira, o que facilita os processos da logística. Conte com os cofres de carga e assegure o transporte de produtos perigosos em um mesmo container.

Saiba mais sobre os cofres de carga Tecnotri

Acesse o site da Tecnotri e confira mais detalhes dos cofres de carga. Fique atento à legislação e garanta a segurança dos seus colaboradores, evitando multas e demais problemas.

O que você achou deste post?

2 comentários em “Resolução 420 ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres): saiba o que é e como se adequar a ela

  1. Sérgio disse:

    Senhores, essa resolução (420) foi revogada pela Resolução ANTT 5.232/16, que também foi revogada pela Resolução ANTT 5947/21 que entrou vigor em 1º de julho de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.