Transporte de alimentos: conheça as normativas e garanta a segurança dos produtos

Transporte De Alimentos

O transporte de alimentos exige muitos cuidados, a fim de garantir a preservação das mercadorias e a saúde dos consumidores. Para isso, as indústrias alimentícias devem seguir algumas normativas, às quais comprovam a qualidade e a eficiência de seus processos logísticos. 

Caso contrário, estarão sujeitas a multas e graves penalizações. Acompanhe o texto e entenda quais são as normas existentes para transportar alimentos para ficar por dentro da lei.

Por que é importante realizar o transporte adequado dos alimentos?

O principal objetivo de existirem regulamentações tão criteriosas para o transporte de cargas alimentícias é garantir a saúde das pessoas e evitar contaminações. Dessa forma, todo o processo logístico precisa estar de acordo com os requisitos apresentados pelas normas.

Além disso, transportar os produtos de maneira adequada afeta diretamente o preço final, já que alimentos bem armazenados chegam ao seu destino em perfeito estado e, consequentemente, têm mais chance de venda.

Já a situação contrária ocasiona perdas de mercadoria ou ainda o perecimento dos alimentos, o que causa descartes e prejudica a encomenda e remessa de produtos, impactando negativamente a credibilidade da empresa.

Conheça as principais normativas relacionadas ao transporte de alimentos

Entre as normas mais importantes associadas ao transporte das cargas alimentícias, podemos citar a Portaria nº 326 da Secretaria de Vigilância Sanitária, que define boas práticas de higiene, fabricação e manipulação dos alimentos.

A regra estabelece que os meios utilizados para transportar os produtos devem ser adequados ao segmento. Ou seja, precisam ser produzidos de materiais que garantam a preservação das mercadorias e permitam a fácil limpeza e desinfecção, como o plástico rotomoldado. A norma ainda diz que o armazenamento e o manuseio necessitam de controles rígidos, com o intuito de evitar contaminações.

Já a Resolução nº 275 da Anvisa é um regulamento com procedimentos padrões, os quais precisam ser colocados em prática pelas indústrias alimentícias. Entre os requisitos, estão:

  • Transportar os alimentos na temperatura correta, especificada no rótulo;
  • Manter os veículos de transporte limpos e com cobertura para proteger a carga; 
  • Não transportar outras cargas que possam comprometer a segurança das mercadorias;
  • Investir em equipamentos ideais para o transporte de alimentos, que mantenham a temperatura na hora do deslocamento das mercadorias.

Quais são as boas práticas para garantir o transporte ideal de alimentos?

Para garantir o transporte correto de mercadorias alimentícias, é preciso tomar algumas medidas na logística da sua empresa, entre elas:

  • Conferir a etiqueta

As etiquetas servem para trazer dados importantes a respeito dos produtos, além de garantirem ao consumidor final que aquele produto é de qualidade e segue as normas da vigilância sanitária.

Portanto, a equipe que realiza o transporte dos itens devem conferir se estão etiquetados corretamente, com informações legíveis.

Vale ressaltar que isso é uma exigência da Anvisa. Caso alguma inconformidade seja encontrada, o fabricante precisa ser informado. Após as alterações e correções, o transporte pode ser liberado.

Para tornar essa operação mais simples e ágil, é possível contar com ferramentas tecnológicas, que otimizam a conferência e reduzem as chances de erros.

  • Se atentar à data de validade

A validade dos produtos é outro ponto importante para se atentar. Quando o vencimento está próximo, podem ocorrer transtornos, principalmente se houver um imprevisto que atrase as entregas. 

Além disso, o transporte de mercadorias vencidas é ilegal, gera multas e apreensão da carga. Dessa forma, recomenda-se realizar a conferência e continuar com o transporte apenas se houver um período de segurança.

  • Monitorar a temperatura

Alguns tipos de alimentos demandam um cuidado ainda maior, exigindo que uma temperatura adequada em todas as etapas do processo logístico. Nesses casos, é necessário investir em veículos e equipamentos ideais, que preservem a condição da carga durante todo o trajeto.

  • Ter a documentação em dia

O transporte de alimentos exige uma autorização legal para executar o serviço. Portanto, informe-se e mantenha a documentação em dia, a qual deve acompanhar todo o percurso de deslocamento da carga. Caso contrário, ela pode ser retida pela fiscalização, o que ocasiona complicações e prejuízos.

  • Cuide com a embalagem

As embalagens dos alimentos perecíveis devem ter atenção redobrada. Além de comprovar a integridade das mesmas, é preciso que elas permitam o empilhamento adequado, para não haver risco de contaminação ou prejuízos com a preservação dos produtos.

Quais são os benefícios do cumprimento das normas à sua empresa?

Ao seguir as normas relacionadas ao transporte de alimentos, o seu negócio garante diversas vantagens, tais como:

  • Proteção da reputação e credibilidade da empresa;
  • Redução de riscos de contaminação;
  • Garantia da qualidade dos produtos entregues aos consumidores;
  • Maior satisfação dos clientes finais;
  • Agilidade e eficiência nos processos logísticos.

Saiba mais

Continue em nosso blog para conferir mais informações sobre regulamentações e novidades da indústria.

O que você achou deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.