O agronegócio brasileiro vem passando por diversas transformações devido à tecnologia e à conscientização por um mundo mais sustentável. Nos últimos tempos, proprietários agrícolas precisaram rever o próprio negócio, buscando alternativas mais sustentáveis, que contribuem com a saúde de seus clientes e colaboradores e com a preservação do meio ambiente.
Uma das soluções encontradas é o plástico rotomoldado, que está sendo cada vez mais utilizado em todas as áreas do setor, desde o plantio até o transporte e armazenamento dos produtos. Isso porque o material oferece inúmeras vantagens ao segmento. Quer saber como ele está garantindo maior eficiência e produtividade ao agronegócio? Continue a leitura e confira!
Como o plástico contribui para o agronegócio?
Por apresentar inúmeras possibilidades de aplicação, o plástico é capaz de preservar, embalar, transportar e armazenar produtos de forma segura. O material transformou o dia a dia de sistemas agrícolas, garantindo maior eficiência no uso das terras, qualidade das culturas e um ambiente mais saudável.
Dentre os benefícios, podemos citar o aumento da produtividade, redução de herbicidas e pesticidas, proteção contra geadas e conservação da água. Além disso, é possível aplicar o plástico em diferentes regiões. Em áreas áridas, por exemplo, a implementação de irrigação hidropônica pode reduzir custos e dobrar o rendimento da colheita.
O plástico ainda possui outras características que merecem destaque: sua leveza, versatilidade, resistência e capacidade de reciclagem tornam as mudanças viáveis. Tudo isso com excelente custo-benefício.
A facilidade de instalação e a flexibilidade fazem do plástico a melhor opção para atender diferentes necessidades, em comparação a outros materiais. Seja o alumínio, o metal ou a madeira, nenhuma matéria-prima possui as mesmas propriedades que o plástico rotomoldado.
O plástico como promoção da segurança e da produtividade
As características mecânicas do plástico rotomoldado possibilitam a produção de equipamentos das mais variadas formas, como pallets e contentores, por exemplo, com alta durabilidade e funções específicas para cada demanda. Ao final de seu ciclo de vida, ainda podem ser reciclados e transformados em uma nova peça, gerando menor impacto ao meio ambiente.
Permitem ainda o uso de aditivos e UV14, o que garante maior higiene e segurança no armazenamento de produtos. Além disso, s equipamentos oferecem o benefício da fácil sanitização, pois são desenvolvidos com peças monobloco, sem cantos e com superfície lisa.
É o caso dos contentores plásticos, por exemplo, que são totalmente versáteis, se adaptando a diferentes aplicações e atividades logísticas. Ideais para promover a eficiência do transporte e armazenamento dos produtos. Produzido em plástico rotomoldado, permite o contato in natura com os alimentos, evitando contaminações.
Tecnotri: inúmeras soluções em plástico para o agronegócio
Agora que você já viu como o plástico pode trazer diferentes aplicações no agronegócio, conheça a linha de equipamentos Tecnotri e invista agora na eficiência e na produtividade da sua propriedade.